A Secretaria da Educação é mais um órgão do Poder Executivo estadual que passará a usar o programa de registro e encaminhamento das demandas da população, criado em parceria entre a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar). O Sistema OUV foi apresentado aos servidores da Ouvidoria da Educação, na tarde desta sexta-feira (07), na sede do órgão, em Curitiba.
“O sistema é prático, porque foi moldado de acordo com as necessidades da Ouvidoria. Quanto mais órgãos usarem o OUV, mais fortalecido ele ficará. E certamente toda a nossa equipe estará disponível para auxiliá-los durante o estabelecimento do programa”, destacou o coordenador da Secretaria Especial, Carlos Batista Soares. Ele também lembrou que a Secretaria de Estado da Saúde está em processo de implantação do software livre, que foi mostrado à instituição em outubro.
Para o ouvidor da Secretaria da Educação, Luiz Fernando Petry, a utilização do sistema e a integração dos encaminhamentos com a Ouvidoria Geral trarão muitos benefícios. “Eu já conhecia o OUV anteriormente e, agora, em nosso órgão, vai nos ajudar principalmente em dois aspectos: no registro e controle das solicitações e, ainda, com as informações gerenciais. Desejamos passar a usar o programa de forma definitiva já no primeiro trimestre do próximo ano”, observou.
Durante a reunião, a gerente de atendimento da Corregedoria e Ouvidoria, Fabiane Mazur Bizi Barbalho; o responsável pelo Núcleo de Informática e Informação do mesmo órgão, Eloi Mendes Lima, e os analistas da Celepar Fernanda Koppe e Rafael Costa de Araújo, explicaram as principais funções do software, como a inclusão e o encaminhamento de atendimentos, a criação de cartas para ouvidores e cidadãos, a elaboração de tabelas e a geração de relatórios estatísticos, entre outras funções.
OUV – O Sistema OUV foi criado em 2003 em conjunto pelas equipes da Secretaria Especial e da Celepar. Desde sua elaboração até hoje, o programa – o primeiro em software livre da Companhia de Informática – passou por melhorias e chamou a atenção de órgãos ligados a governos estaduais e prefeituras de várias regiões do país, devido a sua praticidade e eficiência. Na esfera do Poder Executivo estadual, já foi adquirido pela ParanáPrevidência e pela Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar).
Entre os outros órgãos que têm cópias do sistema estão a prefeitura de Almirante Tamandaré; o governo de Santa Catarina; a Câmara Municipal de Cascavel; o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR); o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop); a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina; a Universidade Estadual de Londrina (UEL); o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), e a Guarda Municipal de São José dos Pinhais.
Secretaria da Educação vai usar programa de encaminhamento em software livre da Ouvidoria
Sistema OUV foi apresentado por servidores da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral e da Companhia de Informática do Paraná
Publicação
07/11/2008 - 18:00
07/11/2008 - 18:00
Editoria