Secretária da Educação recebe estudantes norte-americanos

Grupo faz parte do Programa Jovens Embaixadores e tiraram dúvidas sobre o ensino no Paraná e no Brasil
Publicação
05/08/2010 - 17:52
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, recebeu nesta quinta-feira (5) quatro estudantes norte-americanos que participam do Programa Jovens Embaixadores. Esta é a primeira visita de Jovens Embaixadores norte-americanos ao Brasil. Os alunos tiveram a oportunidade de contar suas experiências à secretária e também tirar dúvidas sobre a educação no Paraná.
Em resposta às perguntas, a secretária ressaltou a importância da garantia do direito à educação para todos. “O grande desafio é universalizar a educação básica e garantir a permanência qualificada dos alunos nas escolas. A história da educação no Brasil é perversa, excluindo os mais pobres”.
Entre as perguntas dos estudantes norte-americanos, estavam questões referentes à Educação no Campo, acesso às universidades, principais problemas e desafios da educação no Paraná e no Brasil. Ao final do encontro, eles receberam obras de filosofia, de poesia brasileira e dicionários.
A programação dos americanos no Brasil será parecida com a dos Jovens Embaixadores Brasileiros. Os estudantes ficam em Curitiba, de 5 a 7 de agosto, e até 16 de agosto, em Guarapuava, cidade de origem da professora Giselle Schimaichel, que viajou para os EUA pelo Programa, em janeiro deste ano. Em Guarapuava, serão recebidos por famílias brasileiras, desenvolverão diversas atividades, visitarão comunidades quilombolas e indígenas, além de projetos sociais.
Neste ano, aproximadamente 300 estudantes do ensino médio, com idades entre 15 e 18 anos, se inscreveram para o Programa. Para participar, além de cursar o ensino médio, o aluno deve ter também boa fluência em inglês, perfil de liderança e consciência cidadã. Os selecionados viajam em janeiro de 2011 para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Ficam hospedados em casas de famílias e frequentam aulas em uma “high-school” (escola de ensino médio).
Segundo Reginaldo Ferraz, coordenador do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da Secretaria da Educação (Seed), a iniciativa pretende valorizar a educação pública, transformando os “jovens embaixadores” em modelo para seus colegas e a comunidade. “Além de aprimorar o nível de proficiência na língua inglesa, os participantes vivenciam experiência única em sua formação, que depois é compartilhada com os colegas”.
PROGRAMA - Criado em 2002, o Programa é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com instituições públicas e privadas. Nesta 9.ª edição, serão escolhidos 35 jovens para fazer o intercâmbio. Eles embarcam em 7 de janeiro e ficam até 28 do mesmo mês. Até hoje, 212 estudantes brasileiros já foram beneficiados, sendo nove paranaenses.

GALERIA DE IMAGENS