Cerca de 600 professores da rede estadual de ensino participaram nesta quarta-feira (27) no auditório do Colégio Estadual do Paraná, da abertura do I Simpósio do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional promovido pela Secretaria de Estado de Educação. Estiveram presentes à abertura, representantes do Departamento de Ensino Médio da Secretaria, especialistas e professores da UFPR e do Ministério da Educação.
O evento prossegue até sexta-feira (29) e tem o objetivo de discutir as diretrizes para integração do currículo do ensino médio ao ensino técnico-profissional. Para o secretário de Tecnologia do MEC, Antonio Ibãnez Ruiz, o Simpósio se constitui numa experiência inovadora. “Trabalhar com o currículo integrado será um desafio tanto para professores quanto para alunos. Se antigamente o ensino técnico era obrigatório e havia uma despreocupação em relação ao curso, pois importava, apenas, a titulação, a preocupação atual do governo federal é com a qualidade desses cursos”, comentou.
Para o MEC, o ensino médio integrado é colocado como prioridade. O governo federal deverá liberar R$41milhões para apoiar os estados na implantação e manutenção dos cursos. Outra medida tomada pelo Ministério é a contratação de consultores para discutir os currículos, articular e auxiliar na elaboração dos projetos de cursos profissionalizantes encaminhados ao MEC.
“Este evento representa uma troca importantíssima entre os professores para avaliar qual a condução que será dada para integrar o ensino médio ao técnico e, ao mesmo tempo, que este ensino não seja desvinculado da parte humana. O professor deve ter clareza de que deverá conduzir uma aula dando um contexto amplo, mas também privilegiar as especificidades que tenham em relação ao curso profissional”, explicou a chefe do Departamento do Ensino Médio, Mari Lane Hutner.
O I Simpósio do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional é um evento pioneiro no Brasil. Desde o ano passado foram realizados diversos seminários sobre o assunto e no concurso para contratação de professores promovido pela Secretaria da Educação - foram incluídas 500 vagas para atuação de docentes no ensino profissional.
De acordo com a chefe do Departamento de Ensino Profissional, Sandra Garcia, o Paraná, ao lado do Espírito Santo, é um dos Estados mais avançados na questão de implementação do ensino profissional integrado ao ensino médio. Até 2004, eram 13 mil alunos matriculados nos cursos profissionalizantes. Esse número passou para 29 mil e, atualmente, são cerca de 60 mil alunos matriculados nas 223 estabelecimentos estaduais de ensino que oferecem cursos técnicos nos 128 municípios do Paraná.
“A previsão é de um crescimento em torno de 20% na oferta de vagas para o ensino profissional”, disse Garcia. A intenção agora é reestruturar as bibliotecas e laboratórios específicos das escolas que já ofertam o curso técnico com o currículo integrada ao ensino médio.
Lançamento - Durante o evento também foi lançado um livro a respeito do assunto. "Ensino Médio Integrado - Concepções e contradições" é uma publicação da Editora Cortez e foi organizada pelos especialistas Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos. A obra, que contém uma série de artigos referentes ao Ensino Médio e Profissional, faz uma referência às ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná e também dá subsídio aos professores que participam do processo de implementação do Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissional.
Secretaria da Educação promove evento pioneiro em “Educação Profissional”
Simpósio aberto nesta quarta-feira no auditório do Colégio Estadual do Paraná, contou com a presença do secretário de Tecnologia do Ministério da Educação e de cerca de 600 professores de ensino médio e profissional
Publicação
27/07/2005 - 18:37
27/07/2005 - 18:37
Editoria