O prazer pode e deve ser procurado no lazer, nas práticas esportivas e culturais. Com base nesta idéia, a Secretaria de Estado de Educação reuniu esta semana cerca de 500 estudantes de escolas estaduais de Curitiba para refletirem a respeito da prevenção ao uso indevido de drogas.
O evento faz parte do Previda – 10º Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas - promovida pela Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, com a parceria da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. A programação, que incluiu apresentações teatrais e de música além de palestras, foi realizada para alunos e professores no auditório do Colégio Estadual do Paraná.
A idade em que se inicia o consumo de drogas tem diminuído entre os jovens. Segundo estudos realizados pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), o uso do álcool - o tema central da Semana de Prevenção deste ano - começa a partir dos 11 anos de idade. Pesquisas realizadas pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) revelam que sete de cada dez crianças do ensino público fundamental e médio já consumiram bebidas alcoólicas.
Segundo uma das coordenadoras do evento, professora Sonia Maria Romaniuk Machado, o objetivo é enfocar a questão de qualidade de vida. “É necessário que os professores ouçam os alunos e saiam da impessoalidade para conversar a respeito do tema. Quanto às escolas, é importante que estimulem as atividades esportivas, artísticas como forma de afastar os jovens das drogas”, comentou.
Sonia, que também coordena o Programa de Prevenção e Promoção da Vida realizado pela Secretaria da Educação, acredita que o enfoque dado atualmente também contribui para maior aceitação dos alunos nos argumentos apresentados. “Não adianta só usar a pedagogia do terror, dizer que as drogas são perigosas e matam. Isso também é verdade, mas não é um discurso que convence o adolescente, que vive um momento imediatista e não consegue medir a sua própria vulnerabilidade”, explicou.
A abordagem do tema despertou a reflexão entre os estudantes. Para Ana Carolina Carneiro da Fonseca, 14, a apresentação teatral retratou bem a realidade dos alunos. “Somente com informação a gente tem noção de como se deve agir”, disse. Para ela os argumentos apresentados no evento a convenceram. “Achei interessante este enfoque de que não se deixar influenciar pelos ditos amigos”, comentou. Já Kamila Vania Rosa, 14 anos, achou fundamental a discussão a respeito da prevenção ao uso indevido de drogas. “Acho importante porque nós estamos em uma fase de mudanças. Nem sempre todo mundo têm orientação e isso pode estragar a vida de muita gente”, concluiu.
Programação da Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas
Quarta-feira(29)
Local: AUDITÓRIO BRASÍLIO ITIBERÊ - SECRETARIA DA CULTURA
Rua Cruz Machado, 138 - Centro - Curitiba - PR
Público alvo: Aberta à todos os interessados
13:30 hs - ABERTURA - Conead - Conselheiro CRESS
- A Família, o Alcoolismo e o Processo de Formação dos Filhos
Drª. Hilda Lopes Witiuk
- Debate
- Uso e Abuso de Substâncias Tóxicas na Adolescência e as Conseqüentes Alterações de Comportamento
Wanderli Machado
- Debate
- Intervalo
- Atividade Cultural Força Break
- Violência Doméstica e o Álcool
Dorival da Costa
- Debate
- Relato de Experiências
Irmã Silvanete Aparecida Soares
- Encerramento
QUINTA FEIRA 30 DE JUNHO
Manhã e Tarde
Local: UFPR - Anfiteatro Azul do Jardim Botânico - Setor de Ciências da Saúde
Rua Lotário Meisner, 3400 - Jardim Botânico - Curitiba - PR
Público alvo: Comunidade Universitária
Das 09:00 hs às 17:00 hs
- O Papel da Universidade Como Agente Transformador Social Relacionado ao Uso Nocivo de Álcool Pela Sociedade
UFPR, PUC, UNICENP, FACINTER, Faculdades Curitiba, Universidade Tuiuti
SEXTA FEIRA 01 DE JULHO
Manhã
Local: Palácio Iguaçu
Praça Nossa Senhora da Salette - Centro Cívico - Curitiba - PR
10:00 hs - ENCERRAMENTO DA X SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS - PREVIDA
Formatura do PROERD/PMPR
Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência
Secretaria da Educação mobiliza estudantes na Semana de Prevenção ao Uso de Drogas
Cerca de 500 estudantes de escolas estaduais de Curitiba participaram da 10º Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas
Publicação
29/06/2005 - 16:20
29/06/2005 - 16:20
Editoria