Secretária da Educação atende municípios em programa de descentralização

28/05/2010 - 09:49
A secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, recebeu representantes das secretarias municipais de Educação para atender e encaminhar as demandas da região no primeiro dia de trabalho do Programa de Descentralização do Governo do Paraná em Guarapuava, ocorrido nesta quinta-feira (27).
“Um dos aspectos mais importantes da interiorização é a possibilidade de efetivar o regime de cooperação previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), mas que é pouco cumprido em todo Brasil”, destacou a secretária.
Yvelise também comentou que já existe um bom relacionamento entre a rede estadual e as 399 redes municipais de educação no Paraná, mas que é necessário avançar ainda mais. “Este regime precisa ser cada vez mais intensificado porque os mesmos estudantes que passam pela rede municipal são matriculados depois na rede estadual”, explicou.
Para o prefeito do município de Roncador, Aguinaldo Luis Chichetti, o programa de descentralização foi uma medida inteligente do governador, “porque podemos discutir diretamente os interesses dos municípios paranaenses”.
Além dos benefícios de infraestrutura e o aspecto pedagógico realizados nas escolas, o prefeito também destacou o diálogo existente entre os governos municipal e estadual. “Sempre fomos bem atendidos pela Secretaria, o que nos dá uma tranquilidade no trabalho que estamos desenvolvendo para a educação”, contou Chichetti.
Foram recebidos representantes de 36 municípios atendidos pelos Núcleos Regionais de Educação de Guarapuava, Ivaiporã, União da Vitória, Pitanga e Laranjeiras do Sul. Entre os assuntos estavam transporte escolar, infraestrutura das escolas, ensino integral, formação continuada de professores e parceria entre os programas educacionais das redes municipais e estadual.
Algumas demandas da Universidade Estadual do Centro -Oeste (Unicentro) em relação ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e a certificação dos cursos de capacitação também foram recebidas.
O programa de descentralização do governo montou uma estrutura administrativa no campus da Unicentro. O gabinete do governador Orlando Pessuti instalou salas para atendimento nas quais trabalham os secretários e dirigentes de autarquias e companhias públicas.
Estavam presentes a superintendente da Educação, Alayde Digiovanni, a diretora de Políticas e Programas Educacionais, Fátima Ikiko Yokohma, o assessor parlamentar da Secretaria da Educação, Jorge Reis, e os chefes dos Núcleos Regionais de Educação.