Secretária da Educação atende municípios do Oeste e Sudoeste

Yvelise Arco-verde recebeu representantes de 91 municípios
18/06/2010 - 17:30
A Secretária de Estado de Educação, Yvelise Arco-verde, esteve nesta sexta-feira (18) em Cascavel, atendendo representantes de 91 municípios do Oeste e Sudoeste paranaense no programa de Descentralização do Governo. Esta é a 5ª cidade que sedia a estrutura administrativa do Estado, desde que o programa começou em abril deste ano.
Para a secretária, a grande vantagem da descentralização está em aproximar o Governo do Estado das Prefeituras Municipais. “A aproximação com os municípios é um ajuste nas políticas públicas. Nossa tarefa, como Secretaria de Estado da Educação, é articular os sistemas municipal e estadual de ensino. Quanto mais próximos estivermos dos municípios, melhor será o trabalho e mais adequadas à realidade do município serão as políticas na área educacional”, disse Yvelise.
Ela afirma que cada representante tem o seu tempo de conversa, na qual são avaliadas soluções pontuais, que variam de acordo com as necessidades de cada região. “Para alguma prefeituras, principalmente as pequenas, fica difícil viajar até Curitiba para uma conversa de uma hora”, ressalta.
O Programa de Descentralização do Governo instalou sua estrutura administrativa no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Foram adaptadas salas para que os secretários e dirigentes de autarquias e companhias públicas atendessem os municípios da região.
A secretária municipal de Educação de São Pedro do Iguaçu, Marisa Zorzi, também acredita que a descentralização do Governo do Estado pode aproximar as administrações. “Muitas vezes se torna difícil viajar a Curitiba e conseguir conversar pessoalmente com os secretários. Por estarem aqui também podem conhecer a nossa realidade”, opina. “Na área de educação, buscamos questões de estrutura física, como a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil em nosso município”, completa Marisa.
Os municípios atendidos pela secretária pertencem aos Núcleos Regionais de Educação de Assis Chateaubriand, Cascavel, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Toledo.