Secretaria da Cultura participa com estande na Bienal do Livro

A Secretaria fará do local um ponto de encontro da cultura paranaense dentro da Bienal, que acontece a partir desta sexta-feira (01) até o próximo dia 10
Publicação
01/10/2010 - 10:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Cultura participa da Bienal do Livro, que acontece a partir desta sexta-feira (01) no Estação Convention Center. O espaço, localizado na rua E, vai promover exposição de livros de autores paranaenses e também para a consulta no local de parte do acervo de livros do programa Biblioteca Cidadã.
Para a secretária da Cultura, Vera Mussi, a Secretaria fará do local um ponto de encontro da cultura paranaense dentro da Bienal. “Faremos exposições diárias de livros com autores do Estado. E nossos artistas farão performances várias vezes ao dia, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura não só para os adultos como também para o público infantil”.
A coordenadora de editoração da Secretaria e responsável pelo espaço da Cultura dentro da Bienal, Rosi Salomão, comenta que a ideia é apresentar para os visitantes da Bienal um pequeno painel do que o governo do Estado vem proporcionando na área da literatura. “Nós teremos nas estantes os livros que são lançados pelo setor de Editoração, como as antologias dos concursos de poesia Helena Kolody e as de contos Newton Sampaio. Além disso, temos várias obras de autores paranaenses que são publicadas pela Secretaria”.
Sobre as exposições de livros que acontecerão durante os 10 dias da Bienal, das 9 às 22 horas nos dias úteis e das 10 às 22 horas nos finais de semana, o estande vai contemplar todos os gêneros literários, da poesia aos contos, passando por romances históricos, crônicas e críticas literárias.
Na abertura, a escritora Adélia Maria Woellner vai expor a obra “A menina que morava no arco-íris”, que, embora no formato infantil, contém mensagem destinada a todas as pessoas, abordando temas como princípios éticos, ecológicos, de respeito à vida e ao planeta Terra.
A Biblioteca Cidadã, projeto que promove a inclusão cultural em mais de 300 municípios paranaenses, terá um lugar de destaque no espaço da Secretaria de Cultura. Lá o público vai poder conhecer um pouco mais sobre o assunto por meio da exibição de vídeos e, também, com parte do acervo de dois mil livros que estará a disposição para a consulta do público, com títulos que contemplam os grandes autores da literatura nacional e estrangeira.
Só como exemplo, na parte poética estão obras de Vinicius de Moraes, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Pablo Neruda, entre outros nomes. Na parte dedicada aos romances, a relação também é especial com a coleção completa de Jorge Amado, Gabriel Garcia Márquez, Thomas Mann, Rubem Fonseca, Chico Buarque, Ruy Castro e muitos outros.
Serviço: Espaço da Secretaria de Estado da Cultura na Bienal do Livro Paraná. Local: Estação Convention Center (Av. Sete de Setembro, 2.775)
Quando: de 1º a 10 de outubro
Horário: de segunda a sexta-feira das 9 às 22 horas; sábados e domingos das 10 às 22 horas
Ingressos:a R$8 e R$4 (meia-entrada). Professores, bibliotecários e profissionais do livro não pagam.