Secretaria da Cultura anuncia vencedores dos concursos de contos e poesias

23/12/2008 - 18:38
A edição 2008 do Concurso de Contos Newton Sampaio e do Concurso de Poesia Helena Kolody, promovidos pela Secretaria da Cultura, apresentou 2.702 inscrições de todo o País – um dos melhores níveis dos últimos anos. Foram 1.029 contos e 1.673 poemas. Os três primeiros colocados em cada categoria, poesia e contos, vão receber prêmios nos valores de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Ao todo serão R$ 20 mil em prêmios. Para janeiro de 2009, os contos e poesias vencedoras vão compor um livro (antologia) em cada categoria e cada autor receberá 50 exemplares dessas edições. Também vão compor o livro os autores e poetas que receberam menção honrosa da comissão julgadora. Serão 10 contos e 13 poemas. Para o primeiro semestre de 2009. A Secretaria da Cultura destaca que os concursos de contos e de poesias já lançaram escritores renomados, como Dalton Trevisan e Fernando Sabino. CONTOS – No Concurso de Contos os três primeiros lugares foram escritoras de São Paulo. A escritora paulista Marina Tschemyschew ficou em primeiro lugar com o conto “Ezquizolóquio numa cidade sem nome”. Em segundo ficou Regina de Abreu Pimentel, com o conto “Calesdocópio”, seguida por Beatriz Antunes Onofre, com “A Filha da Puta”. A comissão julgadora foi formada por Moacyr Scliar, Regina Zilbermann e Verônica Kobs. “Selecionamos os textos que tinham qualidade e aspecto de inovação. O que notamos foi um olhar muito agudo para a sociedade brasileira contemporânea. O mundo da violência, do Brasil cosmopolita, globalizado, urbano está sendo representado nestes textos”, elogia Regina Zilbermann, ao ressaltar que o nível dos textos estava muito bom. De acordo com o escritor gaúcho e imortal da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar, a maior parte dos contos é de textos que procuram buscar uma linguagem inovadora. “A comissão ficou bem satisfeita”, comenta. “Numa avaliação geral podemos notar que os participantes, na sua maioria, são jovens e bem informados sobre o que está acontecendo no mundo”, considera Scliar. Para o escritor, algumas características puderam ser notadas nos contos, como o fato de não existir uma literatura regionalista. Também não foram apresentadas contos engajados no sentido político-partidário e não houve realismo mágico – tampouco minicontos. “Certamente há uma renovação, com uma literatura mais intelectualizada”, acrescenta Scliar. POESIA – No Concurso de Poesia Helena Kolody, o primeiro prêmio ficou para o poeta paulista João Ricardo Terra, com a poesia “Estrela de Ramoneda”. Em segundo lugar ficou Domingos Sávio Corrêa, outro poeta de São Paulo, com a poesia “Glória”, seguido do poeta curitibano, Luiz Alberto Kuchenbecker, que escreveu “Pétrea”. Neste concurso, o júri foi composto por Marcelo Sandmann, Paulo Franchetti e Carlos Dala Stella. De acordo com Sandmann, foram usados estilos literários diversificados, como o haicai e a linguagem coloquial. “Os temas eram bem variados e a maioria com muita qualidade. O trabalho em equipe foi tranqüilo e, já na pré-seleção, fomos definindo o que era unanimidade, até chegar ao vencedor”, comenta. Sobre a poesia vencedora, “Estrela de Ramoneda”, Sandmann disse que “é um texto bem interessante e diferente dos demais, pois propõe um diálogo com as artes plásticas, com uma sonoridade que o torna fluente do ponto de vista rítmico”. BOX Confira o resultado dos concursos e as menções honrosas. · Concurso de Poesia Helena Kolody Primeiro lugar Autor: João Ricardo Terra (Igarapava - SP) Poesia: “Estrela de Ramoneda” Segundo lugar Autor: Domingos Sávio Corrêa (Ourinhos – SP) Poesia: “Glória” Terceiro lugar Autor: Luiz Alberto Kuchenbecker (Curitiba-PR) Poesia: “Pétrea” MENÇÕES HONROSAS Autor: Sonia Maria Carriel Brandão (Bauru-SP) Poesia: “O sorriso do sapo” Autor: Rodrigo Domit (Londrina - PR) Poesia: “Nascente” Autor: Marco Aurélio Pinotti Catalão (Campina – SP) Poesia: “Tempo” Autor: Sirlei Aparecida Moreira (Curitiba-PR) Poesia: “AS 300 gralhas de Rogério Dias” Autor: Karen Debértolis (Londrina - PR) Poesia: “Impermanência” Autor: Vera Beatriz Bermudes Gomes (Foz do Iguaçu – PR) Poesia: “Foto” Autor: Marcio Davie Claudino (Curitiba-PR) Poesia: “Bordados” · Concurso de Contos “Newton Sampaio” Primeiro lugar Autor: Marina Tschemyschew (Guarujá- SP) Conto: “Esquizolóquio numa cidade sem nome” Segundo lugar Autor: Regina de Abreu Pimentel (São Paulo –SP) Conto: “Caleidoscópio” Terceiro lugar Autor: Beatriz Antunes Onofre (São Paulo –SP) Conto: “A filha da puta” MENÇÕES HONROSAS Autor: Ricardo Lahud (São Paulo – SP) Conto: “A filha” Autor: José Carlos Mendes Brandão (Bauru-SP) Conto: “A triste jornada do João Tinoco” Autor: Dagmar Bandeira e Silva (Rio de Janeiro- RJ) Conto: “Os Mendigos do Solar em Frente” Autor: Altair Cirilo dos Santos (Paranavaí-PR) Conto: “A Escolha” Autor: Alexandre de Almeida Nobre (Ribeirão Preto – SP) Conto: “Aila” Autor: Benedito Costa Neto Filho (Curitiba – PR) Conto: “Naumaquia” Autor: Roberto Vendramini Carvalho (São Paulo - SP) Conto: “O sonho, o outro, o sonho do outro” Autor: Lucas Amaral de Oliveira (Londrina-PR) Conto: “Quarta-feira alheia afogada nas águas insanas”