Foi ao som do maracatu e de rodas de capoeira que a população de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba acompanhou o lançamento do Programa Atitude, na tarde de sábado (20). A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, e o prefeito Gabriel Jorge Samaha celebraram a parceria no programa que tem como objetivo a superação do ciclo de violências contra crianças e jovens, na condição de vítimas ou autores.
A secretária da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, disse que as ações do Atitude são baseadas em eixos como o fortalecimento das famílias, combate ao uso de drogas, combate à evasão escolar, criação de oportunidades de esporte, cultura e lazer, cursos profissionalizantes e a criação de redes de proteção para crianças e adolescentes. “É um esforço conjunto para que a gente possa mudar a situação de violência que coloca as nossas crianças em risco e que nos faz perder muitos jovens”, afirmou a secretária.
“É somente através do trabalho integrado entre a prefeitura e o governo que as ações têm condições de se concretizar. O município não é uma ilha e o estado não é um feudo. As políticas públicas precisam estar integradas em todas as esferas governamentais”, afirmou o prefeito Gabriel Jorge Samaha.
Piraquara terá três núcleos do programa: Guarituba 1, Guarituba 2 e Vila Macedo. Na cidade estão sendo investidos R$ 2,3 milhões em recursos do Governo do Paraná através do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) no programa, dinheiro deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR). Na cidade, devem ser atendidas cerca de 6 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e suas famílias.
Colombo - o Programa Atitude foi lançado no domingo (21) no bairro Vila Nova, em Colombo. Junto com a prefeitura, as equipes prepararam uma festa na cancha de areia do bairro Vila Nova. Os profissionais que atuarão nos núcleos de Colombo também fizeram as inscrições para as oficinas que estão previstas para começar entre os meses de junho e agosto. Há vagas para as oficinas esportivas (futsal, xadrez, vôlei, atletismo, capoeira, dança e judô), culturais (desenho, stencil, cinema, encadernação). Também estão sendo organizadas atividades de atenção à saúde, orientação profissional aos jovens, culinária, artesanato, informática e grupos de pais.
As equipes, compostas por psicólogos, assistentes sociais, arte-educadores, professores de educação física e cientista social trabalharão na superação da violência que atinge as crianças e jovens dos bairros Vila Nova/Osasco, Guaraituba e Rio Verde.
A coordenadora estadual do Programa Atitude, Aline Fioravante, agradeceu o apoio do município e das entidades que são parceiras na implantação do Programa e ressaltou a importância da participação dos moradores. “É com atitudes como esta, em que o governo e a sociedade atuam juntos, que oferecemos oportunidades de um futuro melhor para essas crianças e jovens”, disse.
Marcial Francisco Siqueira, que é regente da banda do município de Colombo e coordenador municipal do Programa, defende a implantação das ações voltadas às crianças e jovens integradas com o atendimento familiar. “O atendimento a essas crianças já era prioridade em Colombo. Agora, com o apoio do Governo Estadual, conseguimos alcançar a população que está mais afastada e que precisa de atenção”, afirmou.
Estão sendo investidos R$ 2,3 milhões nas ações do Programa Atitude no município. São recursos do Governo do Estado, através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR). Até o final de 2010 serão atendidas até 6 mil pessoas em Colombo, entre crianças, adolescentes e suas famílias.
Além de Piraquara e Colombo, o Atitude está sendo implantado em Almirante Tamandaré, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Sarandi, Foz do Iguaçu, Cambé e São José dos Pinhais.
Secretaria da Criança lança Programa Atitude, em Piraquara e Colombo
Ações são baseadas no fortalecimento das famílias, combate ao uso de drogas e à evasão escolar, cultura e lazer, cursos profissionalizantes e criação de redes de proteção para crianças e adolescentes
Publicação
22/06/2009 - 11:01
22/06/2009 - 11:01
Editoria