A Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (Secj) e a prefeitura de Ponta Grossa fizeram nesta quarta-feira (17) o lançamento do Programa Atitude, que já foi implantado em dez cidades do Paraná e tem como meta a superação do ciclo de violências contra crianças e jovens, na condição de vítimas ou autores.
Em Ponta Grossa, estão sendo investidos R$ 3,2 milhões em recursos do Governo do Paraná, através do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), e deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR). A cidade terá cinco núcleos do Programa Atitude nos bairros Vila Isabel, Vila Nova, Ouro Verde, Coronel Cláudio e Borsato. Cerca de 10 mil pessoas devem ser beneficiadas, entre crianças, adolescentes e suas famílias.
A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, disse que o programa está sendo implantado na cidade para ajudar a mudar a realidade de crianças e adolescentes em situação de risco social. “Precisamos contar com a força da comunidade para que juntos possamos superar os problemas e ajudar a criar uma cultura de paz e de solidariedade”, destacou.
O prefeito Pedro Wosgrau Filho afirmou que os eixos de ações do programa vão criar oportunidades para os jovens da cidade. “O nome do programa já diz tudo. É uma atitude do poder público com as crianças, adolescentes e jovens que precisam de políticas a seu favor. São ações concretas, reais, que vão melhorar a vida de muitas pessoas”, afirmou.
As ações do Atitude vão se basear em eixos como o fortalecimento das famílias, abordagens educativas e terapêuticas em relação aos usuários de drogas, combate à evasão escolar, criação de oportunidades de esporte, cultura e lazer, cursos profissionalizantes e a criação de redes de proteção para crianças e adolescentes.
Nos núcleos do Atitude serão realizadas, até o final de 2010, atividades com as famílias, oficinas de cultura, esporte e lazer, de profissionalização, atividades relacionadas à prevenção e tratamento da drogadição, além da formação de jovens lideranças engajadas no programa.
As equipes multidisciplinares do Programa Atitude são formadas por psicólogos, assistentes sociais, professores de Educação Física, arte-educadores e cientistas sociais. Além de Ponta Grossa, o programa está sendo implantado em Almirante Tamandaré, Cascavel, Londrina, Sarandi, Foz do Iguaçu, Cambé, Colombo, Piraquara e São José dos Pinhais.
Secretaria da Criança e da Juventude lança Programa Atitude em Ponta Grossa
O programa está sendo implantado em Almirante Tamandaré, Cascavel, Londrina, Sarandi, Foz do Iguaçu, Cambé, Colombo, Piraquara e São José dos Pinhais
Publicação
17/06/2009 - 18:27
17/06/2009 - 18:27
Editoria