A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, esteve nesta sexta-feira (14) no acampamento da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), no bairro Juvevê, em Curitiba, para dar seu apoio ao movimento estudantil e apoiar à luta da entidade para recuperar sua sede. Os estudantes estão acampados no local há oito dias, desde que o imóvel que ocupavam foi derrubado pela empreiteira que adquiriu o terreno.
A negociação do imóvel, segundo o presidente da Upes, Rafael Clabonde, ocorreu de forma irregular e agora a entidade está engajada para invalidar a venda. Pelo menos 20 estudantes estão acampados no local. “A presença da secretária Thelma é muito gratificante porque concretiza o apoio que o Estado tem dado para as políticas públicas da juventude”, afirmou Clabonde.
Durante uma “roda de conversa” com os estudantes, Thelma passou algumas orientações aos jovens e lembrou de sua militância no movimento estudantil. “Estar aqui com vocês me dá a real dimensão do que tudo isso aqui significa. Não é apenas o valor patrimonial, mas o valor do movimento estudantil na história do País, um valor imaterial e que muitas vezes é tão difícil de ser enxergado”, afirmou a secretária. Thelma lembrou também a importância do movimento estudantil na formação de novas lideranças políticas em diferentes momentos políticos. “É uma grande escola política e de cidadania”.
Na quinta-feira (13), a Secretaria de Estado da Criança e da Juventude e a Secretaria de Assuntos Estratégicos enviaram um ofício à Procuradoria Geral do Estado solicitando orientações jurídicas sobre o processo de venda do terreno da Upes.
O presidente eleito da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Paulo Moreira, que toma possa na próxima segunda-feira (17), também estava no acampamento dando apoio à Upes.
A direção da Upes criou um blog onde relata o dia-a-dia no acampamento. O endereço é www.acampamentodaupes.blogspot.com