A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) homenageia todos os agricultores do Paraná no Dia do Agricultor, comemorado nesta terça-feira, dia 28 de julho. O Paraná que é o principal produtor e exportador de grãos do País deve muito a esses agricultores, disse o secretário Valter Bianchini.
“São eles os responsáveis pela segurança alimentar, geração de riqueza e de empregos com a exportação e agroindústrias fortes”, disse Bianchini. Só na safra 2008, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Paraná projeta uma estimativa de faturamento recorde de R$ 41,4 bilhões, crescimento real de 16,3% sobre a safra 2007 que foi de R$ 35,6 bilhões.
Para Bianchini, muito do que o Paraná é hoje deve às famílias de colonos que vieram para cá e trabalharam com garra para o desenvolvimento do Estado.
O Dia do Agricultor é comemorado na mesma data do aniversário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que este ano está fazendo 149 anos.
Segundo o secretário, são duas as datas comemorativas em homenagem ao agricultor. Uma delas refere-se ao dia 25 de julho, quando se comemora a chegada dos primeiros imigrantes europeus no Sul do Brasil, em 1824. Essa é a chegada das primeiras famílias ao município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Cinco anos depois, chega um grupo de alemães no Paraná, que funda o que é hoje o município de Rio Negro, no ano de 1829.
A partir de meados e final de século XIX e início do século XX, dezenas de etnias trazem novas técnicas de agricultura, novas culturas, agroindústrias, os primeiros moinhos e carroças, formando a base do que é hoje a agricultura do Paraná. Essas inovações, da época, somam-se aos trabalhos já existentes dos negros, índios e portugueses, resultando numa mescla da agricultura atual, que reflete na diversidade de produtos existentes no Estado.
É esta mistura de culturas que deu força à agricultura do Paraná, que fez um Estado com apenas 2,5% do território nacional, uma área de 20 milhões de hectares, se transformar no maior produtor de grãos do País. O secretário destacou ainda que 90% das propriedades paranaenses têm menos de 50 hectares, o que é uma característica da agricultura familiar, que têm na sua história a origem da colonização e do desenvolvimento.
No dia 28 de julho, foi instituído por lei, a criação do Ministério da Agricultura, cujo aniversário representa também o reconhecimento da Seab por esses paranaenses e brasileiros “que colocam o alimento na nossa mesa todos os dias”, disse o secretário.
Secretaria da Agricultura homenageia agricultores neste 28 de julho
Data marca o Dia do Agricultor e os 149 anos do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Publicação
28/07/2009 - 09:00
28/07/2009 - 09:00
Editoria