A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná completa nesta sexta-feira (18) 65 anos, e nessas seis décadas e meia registra uma história de conquistas e de benefícios para os paranaenses, com uma extensa folha de bons serviços prestados para a evolução e modernização da produção agrícola.
Considerado o maior produtor de grãos do país, o Paraná se mantém como o maior produtor de milho, de feijão, de trigo, de frango e de casulo do bicho-da-seda, e o segundo maior produtor de soja, de orgânicos, e de cana-de-açúcar. Também se destaca na produção de leite, de suínos, e de mandioca. Nessa posição, a Secretaria contribui expressivamente para tornar o agronegócio como a principal atividade econômica do Estado, gerando aproximadamente 1/3 do PIB (Produto Interno Bruto).
Para o secretário Valter Bianchini, se o agronegócio paranaense alcança hoje um estágio avançado de desenvolvimento, foi graças ao trabalho dos pioneiros, dos agricultores, que acreditaram num futuro melhor, venceram obstáculos e contribuíram para o fortalecimento da economia. “Ao comemorarmos os 65 anos da Secretaria da Agricultura, estamos comemorando também a evolução da agricultura paranaense. São 65 anos de comprometimento e de entrosamento entre governo e produtores, cujos resultados expressivos na produção colocam o Paraná em destaque no cenário nacional”, disse.
PROGRAMAS - Por meio de seus Departamentos (Deagro, Defis e Deral) a Secretaria da Agricultura tem como principal motivação a inclusão social, através do resgate da cidadania, geração de emprego e renda, expansão produtiva, e competitividade.
São programas e projetos criados para desenvolver e melhorar a qualidade de vida no meio rural, em especial do agricultor familiar. Entre eles o de Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor; que incentiva a industrialização da produção: o Fundo de Aval, para atender os micro e pequenos agricultores rurais que necessitam de financiamento bancário para produzir, mas não dispõem de garantias para oferecer; o Trator Solidário, que financia a compra de tratores por um preço 30%, em média, inferior ao mercado; e o Programa de Irrigação Noturna, que concede descontos de 60% a 70% nas tarifas de energia elétrica consumida no período noturno.
Também estão sendo executados pela Secretaria os Programas Leite das Crianças, com o objetivo de reduzir a desnutrição infantil no Paraná, com a distribuição diária de um litro de leite para cada criança carente com idades entre 06 e 36 meses; o de distribuição de sementes, de pecuária leiteira, de fruticultura, de revitalização da cafeicultura, entre outros.
Já na área de defesa sanitária vegetal e animal os agricultores do Paraná contam com ações de proteção, como o vazio sanitário da soja; a proibição da comercialização ambulante de mudas; e monitoramento dos efeitos do uso de sementes transgênicas no Estado, entre outras.
A implantação da subvenção ao seguro para a cultura do trigo; a retomada do compromisso de trabalhar a agricultura e seus impactos ambientais com programas de conservação do solo e água como o Gestão Ambiental Integrada em Microbacias e o Plantio Direto de Qualidade; Cultivos Florestais, em especial com o fomento à seringueira e às matas ciliares; e o Manejo Integrado de Pragas; também estão entre as ações desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura do Paraná. “Nós, atuais gestores, sentimo-nos honrados pela função exercida nesse período da existência da Secretaria, e muito felizes por podermos dar nossa contribuição”, afirmou Bianchini.
“Com a ajuda de todos, damos sequência à vida de esforços e resultados positivos da Secretaria, e a nossa contribuição está evidente nessas ações, tão bem desempenhadas pelos nossos servidores e funcionário”, destacou o diretor-geral da Seab, Herlon Goelzer de Almeida.
Secretaria da Agricultura do Paraná completa 65 anos
Nessas seis décadas e meia registra uma história de conquistas e de benefícios para os paranaenses, com uma extensa folha de bons serviços prestados para a evolução e modernização da produção agrícola
Publicação
17/09/2009 - 18:03
17/09/2009 - 18:03
Editoria