Secretaria da Administração vai leiloar 148 veículos da frota oficial

Os interessados em participar do leilão, nesta sexta-feira (4), podem conferir de perto quais são os veículos que serão colocados à venda
Publicação
02/08/2006 - 14:30
Editoria
A Secretaria da Administração vai leiloar nesta sexta-feira (4), em Curitiba, 148 veículos da frota oficial. São os chamados “inservíveis” – carros em grande parte ainda em condições de rodar, mas com manutenção onerosa para o poder público. A arrecadação esperada é de pelo menos R$ 121,2 mil, dinheiro a ser aplicado na renovação da frota e nos fundos de modernização das polícias Civil e Militar. A realização de leilões de veículos “inservíveis” é uma das medidas de gerenciamento da frota que vem sendo adotadas pelo governo estadual desde 2003. Além do leilão, destacam-se entre essas medidas a implantação de sistemas mais rigorosos de controle das despesas com manutenção e abastecimento da frota e a substituição de carros alugados por veículos próprios. Divisão por lote – No leilão marcado para a semana que vem, dos 148 veículos, 128 são de carros completos, “inteiros”. São unidades dos mais variados modelos e marcas, e com ano de fabricação entre 1975 e 2002. Nesses lotes, há automóveis, caminhonetes, caminhões e embarcações. Os outros 20 lotes são compostos por sucatas, partes e peças de veículos que não estão mais em condições de circular. Os interessados em participar do leilão podem conferir de perto quais são os veículos colocados à venda. As unidades estão no pátio do Centro Administrativo Santa Cândida (Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 6, Curitiba). Os horários para visitas são os seguintes: de 31 de julho (próxima segunda-feira) até 3 de agosto, entre 9 e 12 horas e das 14 às 17 horas. No dia 4, data do leilão, o horário é das 9 às 11 horas. O leilão está marcado para começar às 13 horas, com previsão de término às 18 horas. Será realizado no Clube Sírio Libanês, na Rua Padre Germano Mayer, 1347, Cristo Rei. SERVIÇO – O edital completo com as regras do leilão pode ser obtido pelo sítio www.pr.gov.br/deto, clicando em “serviços” e, depois, “leilão”. Informações pelo telefone (41) 3292-2482. BOX Desde 2003, leilões renderam R$ 4,4 milhões Desde 2003, a Secretaria da Administração organizou oito leilões de veículos da frota oficial, que renderam R$ 4,4 milhões aos cofres públicos e nos quais foram vendidas 1.681 unidades. Neste ano, já foi realizado um em abril em Foz do Iguaçu (R$ 459 mil de faturamento, 129 lotes vendidos). Em 2005 foram dois (R$ 1,3 milhão, para 493 lotes leiloados); outros dois em 2004 (R$ 1,4 milhão, 509 lotes); e três em 2003 (R$ 1,3 milhão, 550 lotes). Nesses leilões, o que é arrecadado a partir da venda dos carros que pertenciam às polícias Civil e Militar é revertido aos fundos de modernização das duas corporações. O montante obtido com a venda dos veículos dos demais órgãos vai para o fisco estadual como verba “carimbada”, isto é, com destino preestabelecido – no caso, para a compra de veículos novos. Compra - Entre 2003 e 2005, a administração direta do Governo do Estado comprou mais de 3 mil novos veículos. A compra de carros faz parte da política da atual gestão de substituir veículos alugados por frota própria. Assim, em vez de gastar com aluguel, o governo aplica o dinheiro público na compra de carros que se somam ao patrimônio estatal. Outras duas medidas na área de gestão da frota oficial foram as implantações dos sistemas centralizados de manutenção e o de abastecimento de veículos. Os dois sistemas, em operação desde o início do ano passado, permitem ao Estado ter conhecimento real de quanto e como se gasta para manter a frota oficial – antes, não havia controle desses dados.