Secretaria da Administração e Celepar ampliam o desenvolvimento de sistemas

20/02/2009 - 16:40
A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) têm intensificado a atuação integrada no desenvolvimento de sistemas de informação que propiciem mais agilidade, racionalidade e qualidade na gestão pública. Nesta semana, ocorreu mais um encontro entre técnicos e profissionais dos dois órgãos. Essa reunião (ocorrida na quinta-feira, 19, na sede da Gerência Executiva da Escola de Governo) se pautou na definição de adequações dos atuais sistemas de dados do funcionalismo. Mas, conforme explica o assessor técnico do Departamento de Recursos Humanos da Seap, Raul Moreno, o trabalho conjunto entre a secretaria e a Celepar tem se voltado também a outros projetos da pasta da Administração. PLANEJAMENTO - Tratam-se de projetos que formam o Planejamento Estratégico da Seap 2008-2010. O Planejamento inclui mais de 40 ações a serem implementadas até o final do próximo ano e que têm o objetivo de promover constante aprimoramento da gestão da máquina pública. “Mantém-se em bom ritmo de evolução a execução do plano de programas e projetos estabelecidos pela Seap para o período de 2008 a 2010”, avalia Raul Moreno. “São projetos de relevante importância para a administração do Estado, tais como gestão patrimonial-imobiliária, gestão de suprimentos, gestão de recursos humanos e outros, que vão agregar inteligência e automatização aos processos, redundando em qualidade, economia e agilidade na prestação dos serviços que tratam”, assinala. LEGADO - O assessor técnico, que compõe o grupo que coordena o Planejamento Estratégico da Seap, destaca que os novos sistemas, em desenvolvimento a partir da atuação integrada entre a Secretaria da Administração e a Celepar, vão deixar um legado importante para os administradores públicos. Ocorre que, com esses sistemas, a consolidação de dados, a geração de relatórios e a produção de informações serão mais eficientes, o que contribui para a tomada de decisões por parte do gestor. “A tecnologia da informação e os sistemas de informação – sejam de cunho operacional ou gerencial-estratégico – prestam uma grande contribuição neste sentido. Por essa razão, a Celepar e a Seap encontram-se trabalhando perfeitamente integradas, na forma de equipes mistas de projeto e reuniões periódicas de acompanhamento, para cumprir as metas e prazos estabelecidos; isto é, implantar e consolidar esses projetos até o ano de 2010”, finaliza Raul Moreno.