Secretaria da Administração debate avanços e desafios da gestão pública

A secretária da Administração, Maria Marta Lunardon, fez nesta sexta-feira (30) uma palestra a servidores públicos alunos do curso de pós-graduação gratuito, da Escola de Governo
30/06/2006 - 18:01
Os avanços, os problemas e os desafios da gestão pública foram debatidos nesta sexta-feira (30), entre servidores públicos estaduais e a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon. A secretária fez, em Curitiba, uma palestra aos alunos do curso de pós-graduação em Políticas Públicas, oferecido gratuitamente pela Escola de Governo e universidades do Paraná a funcionários do governo do Estado, tanto da capital como do interior. O objetivo do encontro foi o de aliar o conteúdo que os alunos estão estudando na teoria, com a prática, a partir da análise do que ocorre no dia-a-dia de uma secretaria considerada como “secretaria meio”, ou seja, aquela que serve de suporte aos demais órgãos do Poder Executivo e que, de suas ações, depende o sucesso de programas em áreas como saúde, educação e segurança pública. “Neste espaço podemos sair do nosso cotidiano, duro, árduo, para discutir conceitos, filosofia, compreender a engrenagem em que estamos inseridos, o que é um momento muito rico, útil”, destacou a secretária. Panorama - Depois de uma explanação sobre as áreas de atuação da Secretaria da Administração, Maria Marta apresentou um panorama das discussões que vêm ocorrendo entre os Estados, sobre o que melhorou nas administrações locais e quais são os imbróglios a serem enfrentados. Acompanhamento mais preciso dos resultados daquilo que é planejado, políticas de recursos humanos e insuficiência ou baixa qualidade das informações estão entre os problemas mais comuns, conforme explicou a secretária. “De 1998 para cá, as reformas constitucionais trouxeram mudanças na gestão pública. Alguns avanços ocorreram, como nos sistemas de compras e contratações de serviços. Mas, de um modo geral, em todos os Estados, há muitos nós entre o planejamento e a execução dos programas e planos de governo”, observou Maria Marta. Caminhos - A partir dessa avaliação nacional da gestão da máquina pública, os servidores e a secretária iniciaram o debate, no qual mais do que se discutir o que já foi feito, trocaram-se idéias sobre caminhos a serem adotados para superar os obstáculos. Como aprimorar o acompanhamento dos projetos governamentais, formas de se aproveitar os bons quadros de pessoal existentes no funcionalismo, o que se adotar como política de recursos humanos foram alguns dos temas discutidos. “É muito importante que haja, do que for produzido neste curso, dos projetos a serem elaborados nas monografias, formas de se multiplicar esse conhecimento. Cursos como este são a construção de um processo de mudanças, assim as discussões aqui devem ser difundidas, multiplicadas”, salientou a secretária. A pós-graduação em Políticas Públicas começou neste ano e contempla 210 servidores – desses, 60 são de Curitiba e o restante do interior (Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa). Na capital, as aulas são na Universidade Federal do Paraná (onde também foi a palestra desta sexta-feira); nas demais cidades, nas universidades estaduais de cada local.