Secretaria Especial sugere melhorias para as políticas públicas estaduais

Coordenadoria da Corregedoria e Ouvidoria fez estudos sobre ensino fundamental e superior, além de ter acompanhado programas de governo
Publicação
14/01/2010 - 12:30
Editoria
Em sete anos de governo, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral fez estudos com o objetivo de sugerir a implementação ou a melhoria de políticas públicas da administração estadual. “As atividades que fazemos na instituição têm como meta apontar soluções para que os programas e ações do Poder Executivo levem cada vez mais benefícios ao seu público-alvo, que é a população paranaense”, afirma o corregedor e ouvidor Luiz Carlos Delazari. Uma das tarefas da coordenadoria de Políticas Públicas nesse período tem sido a avaliação do ensino fundamental (de 5ª a 8ª séries). “Nós tomamos como base os núcleos de educação de Cascavel e Curitiba. Aplicamos questionários com professores e alunos para avaliar três aspectos que são a gestão escolar, o custo e a efetividade do ensino. Também produzimos um vasto arquivo fotográfico nas visitas feitas, para indicar melhorias de estrutura e de administração escolar”, afirma o corregedor. O estudo foi iniciado em 2004 e em 2009 foi concluído o relatório dos trabalhos desenvolvidos até o momento. A proposta é promover um seminário em conjunto com a Secretaria da Educação, no qual deverão ser abordados o sistema de ensino e a sua organização no Brasil e no Paraná, e a avaliação da gestão escolar.“Também elaboramos um plano de trabalho com vistas a colocar em prática um sistema de avaliação que possa ser replicado em todo o Estado, inclusive no que se refere ao ensino médio”, disse. De acordo com Delazari, em 2009 os servidores da coordenadoria retornaram a diversas escolas para uma nova avaliação da administração e da estrutura das mesmas, onde foram verificados aspectos como as condições das cozinhas, banheiros, pátios, salas de aula e preparação de merendas, além do número de alunos, professores e inspetores. “Queremos mensurar a efetividade da educação fundamental paranaense, a partir da situação do aluno egresso no mercado de trabalho, do custo por estudante e da condução de cada estabelecimento de ensino”, afirmou. Acompanhamento – Desde 2003, o setor de Políticas Públicas tem feito outras atividades com a meta de constatar se os projetos dos órgãos estaduais traduzem as diretrizes e políticas de governo; se as ações previstas são as mais apropriadas para atingir os objetivos propostos, e se há precisão na definição do público-alvo e dos benefícios que se esperam obter com a aplicação desses programas. Dentre elas está um trabalho feito em 2003, de acompanhamento do Programa de Auxílio à Instalação de Recém Doutores, da Fundação Araucária. Entre as demais pesquisas conduzidas pela coordenadoria no período estão as que se referiam à contratação de funcionários e docentes, e aos exames de vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e ao Leite das Crianças, com visitas a diversos municípios, nos quais foram entrevistados os responsáveis pela distribuição de leite e por postos de saúde onde são feitas a pesagem e a medição da altura das crianças, e as famílias beneficiadas pela iniciativa do governo do Estado.