Satisfação dos clientes da Copel está acima da média nacional

Empresa ficou em terceiro lugar na região sul no Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor
Publicação
19/11/2008 - 18:10
Editoria
Os clientes da Copel apontaram a empresa como a terceira melhor do Sul, na categoria acima de 400 mil clientes, da pesquisa de satisfação realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel. O resultado do prêmio Aneel foi divulgado nesta quarta-feira (19) em Brasília. A estatal paranaense registrou uma nota de 65,5, acima da média nacional que ficou em 62,92. Participaram da pesquisa os consumidores de energia de 473 cidades do país atendidos pelas 64 distribuidoras de energia. Entre as grandes empresas do Sul, o prêmio Aneel ficou com a AES Sul (RS), seguida pela RGE (também do Rio Grande do Sul) e a Copel em terceiro lugar. Celesc e CEEE apareceram como quarta e quinta colocadas, respectivamente. O índice mede a satisfação do cliente nos aspectos da qualidade percebida, valor, confiança, fidelidade e satisfação. “Para um universo de quase 3,5 milhões de clientes, a Copel mantém uma regularidade de notas no Prêmio Aneel que nos situa entre o primeiro e o terceiro lugar nos últimos anos”, analisa o diretor de distribuição, Ronald Ravedutti. Para a estatal que mantém a menor tarifa de energia entre as grandes empresas do país, o item preço não deve ser o de maior peso na sua avaliação. “Como os paranaenses já pagam a menor tarifa de energia entre as grandes empresas, temos o fator dos temporais que causam enormes prejuízos e grandes transtornos à população e acabam afetando a nossa imagem”, avalia Ravedutti. Os investimentos para melhoria e ampliação da rede de distribuição no Estado em 2008 estão com 90% do cronograma concluído e quase R$ 250 milhões de investimentos previstos até o final do ano. Novas redes, subestações, agências e postos de atendimentos reabertos bem como um novo site acessível também a deficientes visuais, contas de luz em braile e emissão de faturas simultânea, são algumas das ações da Copel para melhorar o atendimento aos clientes. O prêmio IASC O Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc) avalia os serviços prestados pelas concessionárias e é uma forma de incentivo à melhoria da qualidade de fornecimento de energia. A premiação é dividida em nove categorias: o Iasc Brasil, que premia a empresa com melhor desempenho do país; o Iasc de maior crescimento percentual em 2008, em comparação a 2007; e o Iasc regional, que abrange sete categorias separadas por região e por número de consumidores atendidos. Os critérios adotados pela metodologia permitem comparar as empresas com perfil semelhante.