O Provopar Ação Social leva como principal atração para a 29ª edição da Festa de São Francisco da Ordem, em Curitiba, um grupo de seis artesãos que trabalha na confecção de imagens de santos. A festa será aberta nesta sexta-feira (15) à noite e deve atrair até domingo (17) mais de 150 mil visitantes.
Os santeiros como são conhecidos estarão expondo no Memorial Curitiba, no Largo da Ordem, as imagens de São Francisco, Santa Rita, Santa Clara, São Expedito, entre outras, feitas em cerâmica, purungo e palha de milho. Além do mais, estarão realizando oficinas, para que o público possa acompanhar de perto as técnicas usadas para a confecção das peças.
Os santeiros convidados pelo Provopar são Salete de Oliveira, de Colombo, Sônia Janice, da Lapa, Viviane Rett, Celi Sales Pupia, Arley Lopes e Paulo Oberick, todos de Curitiba. O coordenador de artesanato do Provopar, Iramar Diório Hermógenes, afirma que os santeiros são todos artesãos de renome e que fazem sucesso por onde passam. Ele lembrou que Arley Lopes foi um dos destaques do Provopar na exposição “Ano do Paraná na França”, em Paris. “E, recentemente, voltou a se destacar na Feira Nacional de Artesanato, em Olinda”, acrescentou.
Lucia Arruda, presidente do Provopar, revelou que a instituição aproveita a Festa da Ordem para inaugurar o novo endereço de sua loja de artesanato. A loja, que funcionava na rua Cruz Machado, passa a funcionar na rua Kellers, 63, no Largo da Ordem, um dos principais pontos turísticos de Curitiba. “E, logo, estaremos levando para o mesmo endereço a nossa loja de artigos importados apreendidos pela Receita Federal e que atualmente funciona na Alameda Dr Muricy”, destacou.
Segundo ela, a exemplo do ano passado, o Provopar está participando da Festa da Ordem com duas barracas: artesanato e produtos importados. No ano passado, toda arrecadação do Provopar foi revertida para a maternidade do Hospital Municipal de Jundiaí do Sul, no Norte Pioneiro. “Este ano, os recursos serão revertidos para os nossos programas de incentivo ao artesanato paranaense”, concluiu.
Festa da Ordem – Evento tradicional do calendário turístico de Curitiba, a Festa da Ordem chega a movimentar cerca de 10 mil voluntários. Neste ano, cerca de 130 instituições sociais devem participar com a venda de comidas típicas e artesanato, como os bordados de Jundiaí do Sul, barreado de Antoninia, produtos de folha de bananeira de Morretes, louças de Campo Largo, esculturas de madeira de mangue de Guaraqueçaba, artesanato de bambu de Doutor Ulisses e Cerro Azul, artesanato com crochê de grampo de Campo Magro.
No programa cultural, muitas atrações musicais como a dupla sertaneja William e Renan, Padre Reginaldo Manzotti com a banda Evangelizar é Preciso, as bandas Big Band e Lê Figarô. Os monges beneditinos da Ressurreição, de Ponta Grossa, lançam novo CD. No domingo (17) haverá a tradicional benção dos animais.