Sanepar trabalha para garantir acesso de moradores da Vila Osternack à Tarifa Social

Muitos moradores perderam o benefício por causa de dívidas, atrasos ou aumento do consumo
Publicação
28/07/2010 - 12:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Empregados da Sanepar visitam, de casa em casa, moradores da Vila Osternack, Sítio Cercado, em Curitiba, para garantir que 100% das famílias que atendem aos critérios do programa de Tarifa Social tenham acesso ao benefício, que reduz em 75% o valor da conta. “Muitas famílias já tinham o benefício, mas o perderam por causa de dívidas, atrasos, aumento de consumo e outros problemas. Nesta ação, estamos negociando para que retomem ao programa, porque é um direito delas”, explica o presidente da Sanepar, Hudson Calefe.
A Sanepar atende 1.800 famílias com ligações individuais no Osternack e 400 famílias dependem de oito torneiras comunitárias para ter acesso à água potável. Mais da metade estão cadastradas na Tarifa Social da Sanepar e o trabalho tem sido mais intenso nas áreas carentes e de ocupação irregular, como as comunidades 23 de Agosto e Jandaia. Ali, à medida que as áreas vão sendo regularizadas, a Sanepar executa ligações individuais, que atendem o morador em sua casa, facilitando o acesso à água, dando mais conforto e auxiliando na prevenção de doenças.
Nas visitas, os empregados orientam os clientes sobre como proceder para manter o cadastro na Tarifa Social e negociam o pagamento de contas em atraso. “Além das visitas, a empresa também mandou carta para os moradores que estavam em débito sobre a situação deles em relação à Tarifa e participou de um evento para atender as famílias na Associação de Moradores da Vila”, explica a técnica da Sanepar, Maria Cristina da Cruz.
SEGURANÇA SOCIAL – O trabalho de divulgação da Tarifa Social e de auxílio às comunidades para que tenham acesso aos valores reduzidos faz parte do dia a dia da Sanepar, mas foi intensificado na área por causa da parceria da empresa com o projeto Segurança Social da Polícia Militar implantado na Vila Osternack, em 2008. O projeto busca desenvolver socialmente áreas de risco. A Sanepar também dá apoio estrutural para outros eventos do mesmo projeto realizados no local. Além da Polícia Militar e da Sanepar, outras instituições e órgãos do governo participam do projeto.
A Sanepar atende 200 mil famílias com Tarifa Social no Paraná. Em Curitiba, são 26 mil. Para ter direito à tarifa reduzida, o cliente deve morar em um imóvel residencial de até 70 metros quadrados e consumir até 10 metros cúbicos de água por mês. A renda mensal, dividida pelo número de pessoas que moram na casa, dever ser inferior a um salário mínimo.

GALERIA DE IMAGENS