Durante o feriado prolongado, a Sanepar vai intensificar as vistorias nos imóveis dos municípios do litoral, que contam com rede coletora de esgoto e que ainda não fizeram a ligação como determinam o Código Sanitário e as normas técnicas. Atualmente 3.496 não puderam ser vistoriados ou apresentam irregularidades não corrigidas dentro do prazo. Nos municípios litorâneos atendidos pela Sanepar estão disponíveis mais de 20 mil ligações de esgoto.
De acordo com levantamentos anteriores, em Guaratuba, ainda não foi possível vistoriar 353 imóveis. “Todas as vezes que nossas equipes estiveram nesses endereços, o imóvel estava fechado e até agora não foi possível verificar se a ligação de esgoto existe e se foi feita corretamente”, explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da empresa, Maria Arlete Rosa. Nesta mesma situação estão 734 imóveis de Matinhos; 65 de Morretes; e 557 de Pontal do Paraná.
Na visita, que integra o “Programa Viva a Natureza. Se ligue na rede”, os técnicos vão orientar os proprietários sobre como deve ser feita a ligação. No folder, que será distribuído na orla e também entregue diretamente durante a visita, o proprietário encontra todas as informações que necessita para separar a água da chuva do esgoto e fazer os lançamentos adequadamente. Também orienta sobre como desativar as fossas e como evitar o pagamento de multa e outras penalidades. “Encaminhar o esgoto doméstico para o rio ou para a praia é crime ambiental”, enfatiza Maria Arlete.
Além de visitar os imóveis ainda não vistoriados, a blitz da Sanepar irá aos imóveis já vistoriados, que apresentam irregularidade e ainda não tomaram as providências para deixar de poluir o meio ambiente. Maria Arlete explica que os donos destes imóveis já foram orientados. “Como não estão levando a sério a sua responsabilidade, podem ser punidos”.
Estão em situação irregular 370 imóveis em Guaratuba; 642 em Matinhos; 28 em Guaraqueçaba; 553 em Morretes e 1.194 em Pontal do Paraná. “A população fixa e os veranistas poderiam ter acesso à praia limpa e água do mar sem poluição, porque o Governo do Estado fez as obras necessárias. Mas a irresponsabilidade de alguns compromete os indicadores de balneabilidade”, desabafa Maria Arlete.
Os proprietários de imóveis podem agendar a visita dos técnicos durante o feriado prolongado pelo telefone 115, ou diretamente nos escritórios da empresa.
Sanepar reforça vistoria de ligações de esgoto no litoral, durante feriado
Na mira dos técnicos 3.496 imóveis ainda não vistoriados ou que estão irregulares
Publicação
04/09/2009 - 15:20
04/09/2009 - 15:20
Editoria