Sanepar reduz perdas pelo segundo ano consecutivo

Em 2007, índice foi de 22,35%, no ano passado, fechou em 21,2%
Publicação
12/06/2009 - 12:40
Editoria
A Sanepar é, entre as 26 companhias estaduais de saneamento, a que apresenta o menor índice nacional de perdas. De acordo com o Ministério das Cidades, em 2007, as perdas de faturamento de 22,3%, obtido pela Sanepar, foi o menor do Brasil. No ano passado, o índice foi ainda mais baixo: 21,2%. A expectativa do presidente da Sanepar, Stênio Jacob, é que em 2009 se consiga um índice ainda menor. O índice de perdas de faturamento é a relação entre o volume de água faturado e o volume disponível para a distribuição e representa um dos mais fortes indicadores de eficiência do setor. Os resultados obtidos pela Sanepar são consequência da decisão estratégica ousada, implantada no final de 2005. Naquele ano, o índice de perdas da empresa foi de 38,8%. Tradicionalmente, as empresas de saneamento fazem o controle e o acompanhamento dos índices de perdas dos sistemas. A Sanepar decidiu fazer diferente, e passou a controlar os processos relacionados às perdas, desde a captação da água no manancial, até o monitoramento na casa do cliente. Os empregados que atuam nos diversos subprocessos foram treinados, uma vez que o combate às perdas começa pelo projeto adequado das unidades que compõem os sistemas de produção, de reservação e de distribuição da água. COMPARAÇÃO – Ao considerar outro critério, denominado Perdas no Sistema Distribuidor (PSD), o Ministério das Cidades informa que cerca de 51% da água tratada no Rio de Janeiro se perde. Em outras capitais, a situação é ainda pior. No Recife, 68%; Maceió, 69%; e em Porto Velho, 76% da água é perdida. Em Curitiba, por este critério, as perdas reais também vêm caindo, sendo que em 2008 esse índice ficou em torno de 23%. O Ministério das Cidades acompanha o desempenho do setor de saneamento por meio do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, divulgado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O SNIS é o maior banco de dados do setor de saneamento brasileiro. As informações retratam as condições da prestação dos serviços, sob os aspectos institucional, administrativo, econômico-financeiro, técnico-operacional e da qualidade. Entre outros, o objetivo do SNIS é contribuir para o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas para o setor.

GALERIA DE IMAGENS