Sanepar recomenda limpeza das caixas d´água em imóveis do litoral

O atendimento nos escritórios da empresa, nos municípios litorâneos, será normal no sábado (4) e na segunda-feira (6), das 8h30 às 17h
Publicação
02/09/2010 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar orienta os veranistas e proprietários de imóveis no Litoral para que aproveitem o feriado prolongado – de 7 de setembro – para que realizem a limpeza da caixa d´água.
Os técnicos lembram que a água fica parada praticamente um ano e que a limpeza deve ser realizada a cada seis meses. O alerta é do gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves. “Para que a qualidade da água seja assegurada até a hora do consumo, há necessidade de manter a caixa d’água sempre lavada e desinfectada”, disse.
É muito fácil fazer a limpeza da caixa de água e não requer mão-de-obra especializada. As orientações estão disponíveis no site da Sanepar (www.sanepar.com.br) ou pelo telefone 115. “Essa orientação é válida também para as pessoas que vão alugar imóveis nessa próxima temporada. Eles devem ter essa preocupação também ao escolher a casa ou apartamento e exigir que o proprietário faça a limpeza da caixa de água antes de entrar na casa”, esclarece Gonçalves.
Também é importante verificar junto à Sanepar se a ligação de água encontra-se regularizada. Caso haja débitos, o proprietário poderá quitar o débito em qualquer um dos agentes arrecadadores. A sugestão é que a conta de água fique em débito automático. Para isso, basta entrar em contato com a agência bancária em que possui conta. Os escritórios da Sanepar nos municípios litorâneos vão atender normalmente neste feriado. No sábado (4) e na segunda-feira (6) o horário será normal, das 8h30 até às 17h.

COMO LIMPAR

Para lavar sua caixa d´água separe: 1 balde, 2 panos limpos, 1 esponja ou escova (não pode ser de aço), 1 colher de sopa, 1 pá de plástico, água sanitária.
Atenção: Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa. Use apenas água sanitária.
Procedimentos para lavagem - Um dia antes de realizar a lavagem feche o registro de entrada ou amarre a bóia da caixa. Com isto, você poderá gastar a água até a quantidade necessária para limpeza. Não jogue água fora. Evite o desperdício.
Reserve um palmo de água na caixa e feche a saída com um tampão ou pano.
Lave as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova.
Abra a saída da caixa para que escorra a água da lavagem. Com o auxílio de um balde e uma pá de plástico retire a água e os resíduos que sobrarem.
Abra o registro de entrada de água e encha a caixa até a metade de sua capacidade. Feche novamente o registro e também a saída da caixa. Adicione água sanitária conforme o tamanho da caixa: para caixas de mil litros (20 colheres de sopa, para caixas de 500 litros (10 colheres) e para caixas com 250 litros (5 colheres). Com um pano ou escova lave outra vez as paredes.
Abra a saída da caixa e as torneiras da casa, deixando toda a água sair. Sugestão: Guarde esta água em baldes para lavar pisos e calçadas.
Lave a tampa da caixa com água corrente e coloque-a no lugar para evitar a entrada de insetos, pequenos animais e sujeira. Anote a data da lavagem para repetir a limpeza após seis meses.
Abra as torneiras até que a água comece a sair, evitando o acúmulo de ar no encanamento da casa. Abra o registro de entrada de água e deixe a caixa encher. Tampe bem a caixa para evitar a entrada de poeira e até de pequenos animais.

Atendimento à imprensa neste feriado
(41) 9106 1359

GALERIA DE IMAGENS