Os projetos da Sanepar de gestão de resíduos sólidos, da transformação do lodo de esgoto em insumo para a agricultura e da geração de energia a partir do gás metano (subproduto do tratamento de esgoto) estão sendo apresentados a prefeitos, vereadores e servidores municipais. Eles participam, até esta sexta-feira (24), do Municipal 2009 - V Congresso e Feira Nacional de Produtos e Serviços para os Municípios, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.
No estande da Sanepar estão expostos os programas desenvolvidos e informações sobre as mais de 960 obras que a empresa realizou nos últimos seis anos. “Vamos apresentar às prefeituras nosso projeto de solução para o problema do lixo, que passa pela formação de consórcios e que tem como referência o trabalho em Cianorte, onde a Sanepar opera um aterro sanitário que é considerado exemplo para o País”, explicou o presidente da companhia, Stênio Jacob.
Na quinta-feira (23), o diretor comercial da Sanepar, Natálio Stica, fala aos líderes públicos sobre a política da empresa em relação ao saneamento ambiental. Ele vai ressaltar as vantagens da constituição de consórcios intermunicipais para o tratamento de resíduos sólidos. Entre os principais benefícios dos aterros consorciados estão: a redução da área utilizada para aterros; a otimização de equipamentos e máquinas; a divisão de custos entre os municípios e a maior facilidade na obtenção de recursos federais e estaduais para a implantação e ampliação dos aterros.
Atualmente, os municípios, principalmente os de pequeno porte, encontram dificuldades para tratar os resíduos sólidos. No Paraná, apenas 36% dos aterros sanitários são operados adequadamente pelos municípios.
Sanepar mostra projetos sustentáveis em congresso de municípios em Foz
A empresa apresenta aos prefeitos os investimentos realizados nos últimos seis anos
Publicação
22/07/2009 - 15:00
22/07/2009 - 15:00
Editoria