Sanepar incentiva instalação de caixas de água em residências

A campanha ocorre em Inácio Martins, onde apenas 50% das residências contam com o equipamento
Publicação
25/05/2010 - 15:40
Editoria
Para incentivar a instalação de caixas de água, os moradores de Inácio Martins (centro-sul do Estado) estão recebendo, com a fatura de água de maio, folheto informativo com orientações. A Sanepar verificou que cerca de 50% dos imóveis da área urbana não possuem reservatório domiciliar. “A população sofre com a falta de água, mesmo quando ocorrem interrupções para manutenções rotineiras, que afetam o abastecimento por poucas horas. Nestes casos, nos imóveis que possuem o reservatório a falta de água nem é percebida”, conta Edison Moro Rios, da Sanepar. A campanha também será realizada em Irati.
Quando o imóvel recebe a água diretamente da rede, qualquer interrupção temporária no fornecimento de água gera situação crítica de desabastecimento, que poderia ser evitada com o uso consciente da água de um reservatório domiciliar. “Se houver alguma interrupção no fornecimento, e todos os moradores abrirem as torneiras ao mesmo tempo sem dispor de reservatório domiciliar, em algum momento alguém vai ficar sem água”, orienta Rios.
DECRETO – A Sanepar é responsável pelo fornecimento de água tratada até o hidrômetro instalado na entrada do imóvel. Conforme determina o Decreto Estadual 3926/88, em seu Artigo 23, “as edificações deverão ser providas de reservação domiciliar de água, com volume dimensionado segundo normas adotadas pela Sanepar”. Um reservatório domiciliar custa, em média, de R$ 100 a R$ 250, conforme a capacidade.
A capacidade do reservatório domiciliar deve ser suficiente para atender o consumo diário de uma família por 24 horas, por isso o tamanho varia de acordo com o número de pessoas que vivem no imóvel. Por exemplo: para uma família de até quatro pessoas, um reservatório de 500 litros é suficiente. Já para uma família de cinco a seis pessoas, é necessário um reservatório de 750 litros. Um reservatório de 1 mil litros pode abastecer por 24 horas uma família de sete a dez pessoas.
O material distribuído pela Sanepar também ensina sobre os cuidados que se deve ter com a caixa de água. Após a instalação, ela deve ficar sempre tampada e receber limpeza a cada seis meses, para garantir a qualidade da água e evitar que seja contaminada por impurezas.
IRATI - A Vila Matilde, em Irati, também será alvo da campanha nos próximos dias. Um levantamento feito na cidade pela Sanepar verificou que apenas 31% das residências da Vila Matilde possuem reservatório domiciliar, muito abaixo da média de Irati, onde 70% dos imóveis têm o reservatório.

GALERIA DE IMAGENS