O presidente em exercício da Sanepar Hudson Calefe e o reitor da Universidade de Stuttgart (Alemanha), Wolfram Ressel, assinaram nesta quarta-feira (7) o protocolo de intenções, primeiro passo para a formalização do convênio de cooperação técnica, que permitirá promover intercâmbio no desenvolvimento e conhecimento tecnológico, ambiental, de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de interesse das duas instituições.
A Sanepar deseja intensificar a busca de tecnologia nas áreas de reúso de água, energias renováveis e de resíduos sólidos e a Universidade de Stuttgart é reconhecida, mundialmente, também pelo domínio tecnológico na gestão de resíduos, emissão atmosférica, tratamento de água, tratamento de efluentes, reúso de água tratada e aproveitamento de energias alternativas.
Os projetos a serem contemplados pelo convênio serão definidos nos próximos 45 dias e serão intermediados pelo Instituto de Engenharia Sanitária, Gerenciamento da Qualidade de Água e de Resíduos (ISWA).
Hudson informa que este protocolo de intenções se soma a “outras iniciativas da empresa para fortalecer o conhecimento e enriquecer as pesquisas desenvolvidas pelos técnicos da empresa, que revertem em melhor prestação de serviços para a sociedade paranaense.”
Atualmente, por meio de outro convênio, dois empregados da Sanepar estão concluindo o mestrado profissional internacional em Meio ambiente Urbano e Industrial, em parceria da Sanepar, Universidade de Stuttgart, Universidade Federal do Paraná e Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai). Outros quatro saneparianos integram a segunda turma do mesmo curso. Os empregados da Sanepar foram beneficiados com bolsa de estudo da Universidade de Stuttgart e no final do ano viajam à Alemanha para concluir o mestrado.
Também participaram da cerimônia de assinatura a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, o diretor de Operações, Wilson Barion e o administrativo, Hermes Fonseca.
A comitiva alemã contava com a presença do chefe da área de trabalho em Tecnologia de Águas e Efluentes da Indústria, Uwe Bernd Menzel, do diretor de Operações do Instituto e chefe do departamento de Hidroquímica e Hidrobiologia, Jörg Wolfgang Metzger, da responsável pelo curso de mestrado profissional, Daniela Neuffer e de representantes das relações internacionais para a América Latina.
Sanepar firma protocolo para usar tecnologia alemã
Universidade Stuttgart será parceira no desenvolvimento de processos de reúso de água, energias renováveis e de resíduos sólidos
Publicação
07/10/2009 - 16:25
07/10/2009 - 16:25
Editoria