O temporal que atingiu o Paraná, na noite de quarta-feira (14) e madrugada de quinta-feira (15), trouxe problemas para o fornecimento de água em várias cidades do Estado. A Sanepar manteve, nesta quinta-feira, equipes de manutenção trabalhando para restabelecer os sistemas de abastecimento.
A região mais atingida foi a Oeste, onde 25.890 imóveis ficaram sem água em boa parte do dia. As cidades de Matelândia, Ramilândia, Iguatu, Formosa do Oeste e os distritos de Terra Nova, em Assis Chateaubriand, e de Rio do Salto, em Cascavel, continuavam sem energia elétrica no fim da tarde, nas unidades produtoras de água e, por consequência, a população ficou sem fornecimento de água tratada.
A mesma situação é registrada na região Oeste de Cascavel. Os poços do bairro Santa Cruz, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 10% dos moradores da área urbana, continuavam sem energia. Assim, os bairros Aclimação, Parque Verde, Cidade Verde, Cristal e Tropical também continuavam com o abastecimento prejudicado, no fim da tarde de quinta-feira (15).
Em Diamante do Oeste a energia voltou e o abastecimento deve ser restabelecido durante a madrugada. A Sanepar está atendendo a comunidade com caminhão-pipa. Cafelândia também voltou a produzir água depois que os problemas operacionais do poço foram solucionados. No entanto, a normalização total do abastecimento está prevista para a manhã desta sexta-feira (16).
Assis Chateaubriand está operando com cerca de 50% da sua capacidade total em razão da alta turbidez no Rio Alívio, responsável pelo abastecimento da cidade. A Sanepar também está completando o abastecimento com a ajuda de caminhão-pipa.
No total, cerca de 100 mil pessoas da região Oeste tiveram o abastecimento prejudicado desde a quarta-feira (14).
NORTE – Em função da queda de energia elétrica, ainda há falta de água em Rolândia. Se a produção de água fosse retomada durante a noite de quinta-feira (15), o abastecimento voltaria de forma gradativa ao longo desta sexta-feira (16).
Em Arapongas, a produção de água foi retomada por volta das 8h desta quinta-feira e o abastecimento foi normalizado.
Em Londrina, o sistema de distribuição de água nos Jardins União da Vitória e Jamile Dequech (região Sul) já foi restabelecido, com a recuperação gradual do abastecimento.
Os moradores dos distritos rurais de Irerê, Guaravera, Guairacá, São Luiz, Patrimônio Regina, Espírito Santo e Warta ainda sofrem com a falta de energia elétrica e de abastecimento de água. As cerca de 2.400 famílias que residem nessas áreas devem enfrentar esta sexta-feira (16) sem água, pois ainda não há previsão para a normalização do abastecimento.
NOROESTE – Na região Noroeste a cidade mais afetada foi Barbosa Ferraz, onde o temporal provocou alagamento na casa de bombas dos poços artesianos que abastecem a cidade. O problema deverá afetar a distribuição de água à população pelas próximas 72 horas. Técnicos da Sanepar já estão trabalhando para regularizar a situação.
Já em Umuarama a falta de energia elétrica na unidade de captação paralisou o sistema de tratamento, mas a partir das 13h desta quinta-feira a situação voltou ao normal.
Ainda na região, as cidades de Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Icaraíma e Iporã também estão com o abastecimento afetado devido à falta de energia elétrica. De acordo com a Copel, técnicos já estão trabalhando para solucionar o problema.
BOX: Situação de outras cidades no fim da tarde de quinta-feira (15)
Mamborê: transformador da Copel foi queimado e a normalização do abastecimento deve acontecer na noite desta quinta-feira.
Barbosa Ferraz: enchente alagou os poços e atingiu quadro de comando, a Sanepar não está fazendo o tratamento. A empresa estima que o sistema estará normalizado nesta sexta-feira.
Geremias Lunardelli (Município de Nova Cantu): Em função da tempestade e problemas na linha da Copel, a bomba do poço queimou duas vezes. Foi substituída ontem à noite e até agora a operação é normal.
Rancho Alegre: A inundação do rio aumentou a turbidez de um dos poços. A Sanepar está mantendo o abastecimento precariamente com um poço, o CSB01. Baixando a turbidez, o abastecimento normaliza amanhã, com a entrada em operação do poço CSB02.
Campo Mourão: A grande elevação da turbidez do rio dificulta o tratamento. Não está faltando água, porém a ETA está operando com apenas uma bomba na captação. O abastecimento deve ser normalizado na noite desta quinta-feira.
Sanepar contabiliza estragos com as chuvas em várias regiões do Estado
Equipes trabalharam durante a quinta-feira (15) para restabelecer o fornecimento de água tratada
Publicação
15/10/2009 - 17:56
15/10/2009 - 17:56
Editoria