Sanepar conclui primeira etapa do Se Ligue na Rede em Irati

Programa visa assegurar que o esgoto seja devidamente coletado e tratado
Publicação
01/04/2010 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Irati, concluiu nesta semana a primeira etapa do programa Se Ligue na Rede. O programa visa assegurar que o esgoto seja devidamente coletado e tratado, evitando a poluição ambiental e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade da água dos rios do Paraná. Para isso, foram realizadas visitas técnicas nos imóveis, com orientação e fiscalização sobre as interligações de esgoto.
Os trabalhos em Irati tiveram início em maio do ano passado. Nesse período, 5.918 ligações foram vistoriadas. “Destas, 5.505 estavam corretas e 413 apresentaram alguma irregularidade”, conta Edison Moro Rios, responsável local pela Sanepar. Entre as irregularidades encontradas, 229 foram de esgoto sendo lançado diretamente em valas ou rios, 77 ligações não estavam interligadas na rede coletora de esgoto disponível, 54 sequer estavam conectadas na ligação disponível em frente ao imóvel, 32 tinham ligação de água pluvial na rede de esgotos, 14 possuíam fossa ligada na rede coletora e 7 lançavam esgoto na galeria de águas pluviais.
Nos casos em que é detectada alguma irregularidade, os proprietários são notificados e orientados a adequar a ligação do esgoto do seu imóvel. Expirado o prazo de 30 dias, os agentes fazem uma nova vistoria, e aqueles imóveis que permanecem irregulares sofrem sanções. Os dados cadastrais do imóvel são encaminhados para a Vigilância Sanitária, que estabelece advertência e multa.
De acordo com Rios, outros 3.312 imóveis foram visitados, porém não foi possível efetivar a vistoria por ausência do morador. Ainda para este ano, a Sanepar programou a segunda etapa do Se Ligue na Rede, com a realização de outras 6 mil vistorias, incluindo o retorno aos imóveis onde não foi possível concretizar o trabalho na primeira etapa.
Para viabilizar a segunda etapa do programa, a Sanepar deve firmar novo convênio com a prefeitura de Irati, o que deve ocorrer nos próximos meses. A parceria é feita através de créditos contábeis para encontro de contas entre os dois órgãos.
O programa Se Ligue na Rede tem por base legal o Decreto Estadual nº 5.711, de 05 de maio de 2002, que determina, entre outros aspectos:
ü Todas as edificações, de qualquer espécie, ficam obrigadas a efetuar a ligação à rede coletora de esgotos, quando forem por ela servidos.
ü Toda ligação clandestina de esgoto sanitário ou de outras procedências, feita na galeria de águas pluviais, deverá ser desconectada e ligada à rede coletora de esgotos.
ü É vedada a utilização de poços rasos escavados, para disposição de efluentes de esgotos domésticos ou industriais.
ü É vedada a ligação de águas pluviais ou resultantes de drenagem, à rede coletora de esgotos sanitários.

GALERIA DE IMAGENS