A Sanepar começa a temporada de verão 2009/2010 intensificando os trabalhos do Programa Se Ligue na Rede. O objetivo é informar os donos de imóveis sobre a responsabilidade de fazer corretamente a ligação do esgoto à rede coletora da Sanepar. A não-execução adequada da ligação implica crime ambiental, passível de pagamento de multa e corte na ligação de água.
O programa é mantido em caráter permanente durante os 12 meses do ano. Nesse período, funcionários da empresa vistoriam os imóveis, passam informações e concedem prazo para a correção das irregularidades. Porém, o programa esbarra em um problema antigo: a ausência dos proprietários ou responsáveis nos imóveis, o que impede maior efetividade da fiscalização. Em todos os municípios litorâneos atendidos pela Sanepar são 20.395 ligações de esgoto, dessas, 16.166 estão corretas – o que corresponde a 79,3%. As outras 4.229 ou estão irregulares ou são imóveis fechados.
PONTAL – A Companhia vai intensificar as vistorias em Pontal do Paraná. O município apresenta 1.610 ligações em situação irregular, o que corresponde a 40% do total das suas 4.029 ligações. “Pontal do Paraná é a nosso foco este ano. Nossa equipe será atuante no Se Ligue na Rede e vamos reduzir essas irregularidades”, reforça a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.
Guaratuba é o município com o melhor índice de cobertura e adesão dos moradores e veranistas. A Sanepar conta com mais de 90% dos imóveis ligados corretamente à rede coletora de esgoto. O município tem mais de 7.927 ligações de esgoto disponíveis. “Em 7.183 imóveis, os proprietários cumpriram seu papel no desenvolvimento e na sustentabilidade de nossas praias”, declara a diretora.
Os demais imóveis – 9,4% – ou estão irregulares ou são imóveis que estão fechados e os responsáveis não foram localizados. Nas situações em que já foram mapeadas as irregularidades, a Sanepar tem dado todos os prazos para que a ligação de esgoto seja regularizada com sucesso.
Nessa campanha, a Sanepar conta com parceiros de peso. Durante toda a temporada, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Força Verde, Poder Judiciário, secretarias de Saúde e demais órgãos vão atuar em parceria para intensificar a fiscalização e impedir a poluição do meio ambiente.
Para regularizar a ligação de esgoto, os proprietários de imóveis podem agendar a visita telefonando para o número 115, ou comparecer pessoalmente em um dos escritórios da Sanepar no Litoral.
Sanepar concentra vistorias de esgoto em Pontal do Paraná
O Se Ligue na Rede tem a meta de reduzir o índice de 40% de ligações irregulares naquele município
Publicação
18/12/2009 - 18:20
18/12/2009 - 18:20
Editoria