Roteiros turísticos do Paraná em destaque na Alemanha

Por meio de uma moderna publicação editada no idioma alemão especialmente para o evento, o visitante conheceu um pouco das belezas do Estado.
Publicação
29/03/2005 - 17:20
Editoria
O Paraná vai participar de um fórum para discutir o modelo brasileiro da Câmara Técnica de Informatização para o Turismo, inspirada no modelo espanhol e cuja criação foi anunciada em Berlim (Alemanha) pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, durante a ITB - Bolsa Internacional de Turismo. A informação é do secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, que representou o Governo do Paraná na feira de turismo, considerada uma das principais do mundo. Durante o evento, o ministro Walfrido dos Mares Guia e o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, lançaram o Plano Aquarela de Marketing Turístico Internacional. No novo estande de linhas curvas da Embratur - que permitiu um livre fluxo do público e facilitou o acesso às informações sobre os produtos turísticos brasileiros. Por meio de uma moderna publicação editada no idioma alemão especialmente para o evento, o visitante conheceu um pouco das belezas do Estado. Os atrativos turísticos do Paraná também tiveram espaço de destaque no estande da Embratur dessa mostra internacional. De acordo com o secretário Souza Caron, foi muito importante a participação do Paraná nessa feira, pois a Alemanha está em terceira colocação no ranking dos países emissores de turismo internacional para o Brasil - atrás apenas da Argentina e Estados Unidos.. A presença do secretário contribuiu para o fortalecimento da promoção turística do Paraná no mercado internacional. Isto porque a ITB reuniu, de 11 a 15 de março, organizações turísticas nacionais e internacionais, operadores e agências de viagens, hotéis, companhias de seguros, empresas de sistemas de comunicação e informação, editoras e federações internacionais de turismo, companhias aéreas, entre outras. Segundo o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, o estande foi desenvolvido com base nas diretrizes lançadas pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional. Com a apresentação da Marca Brasil, o estande, com 1.280 metros quadrados e design moderno, traduziu a alegria e a hospitalidade do povo brasileiro. Dividido em cinco grandes segmentos (Sol & Mar, Negócios & Eventos, Ecoturismo, Esporte e Cultura), o espaço representou um marco na promoção internacional do destino Brasil e atraiu a atenção do público visitante, estimado em 140 mil pessoas. O módulo da Secretaria de Estado do Turismo e Paraná Turismo no estande da Embratur foi executado em parceria com o Iguassu Convention & Visitors Bureau, representado pelo diretor executivo do IC&VB, Mauricio Lupion. O espaço do Paraná também recebeu a visita do gerente de eventos internacionais da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux, Elias Borges. box Presença do Paraná em feiras internacionais de turismo A participação do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Paraná Turismo em feiras internacionais de turismo tem contribuído para incrementar o mercado turístico estadual. A ITB - Bolsa Internacional de Turismo, realizada neste mês de abril em Berlim, na Alemanha, é o terceiro evento mundial do setor que conta com a participação do Paraná e demonstra a força do produto turístico paranaense. Em 2003, a Europa foi o principal mercado emissor de turistas no Brasil. Com o objetivo de atrair um número ainda maior de turistas europeus, o Estado marcou presença em duas grandes feiras internacionais no início deste ano: a Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2005, realizada de 19 a 23 de janeiro em Portugal; e a 25ª edição da Fitur – Feira Internacional de Turismo 2005, em Madri, Espanha, de 26 a 31 de janeiro. Portugal - Nessa edição da Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2005, o maior estande foi do Brasil, contou com uma área de 1.204 metros quadrados e 52 expositores. Estima-se que cerca de 105 mil pessoas – entre profissionais e público final – tenham visitado a feira. No total, 989 expositores diretos e indiretos, nacionais e internacionais estiveram presentes. O produto turístico Brasil é muito procurado no mercado português, com ênfase em turismo de sol e mar. Por meio da divulgação do turismo de aventura, natureza e rural naquele país europeu, a tendência aponta para o crescimento desse mercado no Paraná. A BTL é uma feira dirigida aos profissionais da indústria turística de diversos países e público em geral. Estiveram em destaque os segmentos de Golfe, MICE, Turismo de Saúde e Turismo de Aventura, Cultura e Natureza. Em Lisboa, a Embratur e o Ministério do Turismo foram representados pela chefe do Escritório Brasileiro de Turismo em Portugal, Vera Sanches; a diretora de Turismo de Negócios e Eventos, Jeanine Pires; a gerente de Eventos Promocionais, Maria Katavatis, e pelo assessor de Comunicação, Adrian Alexandri. Espanha – A Feira Internacional de Turismo - Fitur 2005 é considerada o evento mais consolidado da indústria turística mundial. Em sua 25ª edição, o evento, que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, e do diretor presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, foi uma oportunidade para o trade reforçar seu conhecimento sobre o produto turístico da América Latina e, especialmente, do Paraná. De acordo com o diretor executivo do IC&VB, Mauricio Lupion, que divulgou as belezas da Terra das Cataratas, “os operadores e agentes de viagem do mercado espanhol mostraram muito interesse em conhecer tudo que o Paraná tem a oferecer, pois o nicho de turismo de aventura, rural e de natureza também atrai muito aquele público”. O material institucional – impressos, CDs e DVDs - oferecido pelo Paraná aos profissionais que visitaram a feira, foi produzido e editado em parceria com a Embratur e Ministério do Turismo. A Fitur contou com 800 estandes, representando 170 países, e recebeu aproximadamente 160.000 visitantes. Com 1.113 metros quadrados, o estande da Embratur contou com a participação de 61 co-expositores. O módulo da Secretaria de Estado do Turismo e Paraná Turismo, em parceria com o Iguassu Convention & Visitors Bureau, teve 9 metros quadrados de área de exposição, medida padrão de cooperado da Embratur.

GALERIA DE IMAGENS