O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Claudio Romanelli, participa nesta quarta-feira (9), em Brasília, de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Cidades, Olívio Dutra. Na reunião, secretários estaduais discutem com o governo federal o lançamento da Conferência das Cidades. O encontro será realizado no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 10 horas.
A Conferência das Cidades está marcada para outubro. A partir do evento, será formado o Conselho de Desenvolvimento Urbano, que irá participar da formulação das políticas do Ministério das Cidades.
Para Romanelli, esta é uma oportunidade de integrar as ações do governo do Paraná com o governo federal. “Nossa prioridade é a regularização das favelas, e o trabalho conjunto com o governo federal é fundamental para resolvermos o problema”.
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), enfrentar o problema da favelização das cidades em diferentes países e urbanizar as favelas é um dos principais desafios do milênio. A Caixa Econômica Federal deverá aplicar R$ 718,5 milhões em programas de urbanização de favelas no Brasil. O anúncio foi feito nesta semana pelo presidente da Caixa, Jorge Mattoso, no Seminário "Força Tarefa Mundial de Urbanização de Favelas".
"Nós temos um longo caminho a percorrer para enfrentar os grandes problemas urbanos do país. A Caixa vem trabalhando com o Ministério das Cidades novas políticas para a habitação, para dar novas formas de acesso à moradia com crédito mais barato", destacou Mattoso.
A regularização de favelas e ocupações irregulares é uma das principais ações que serão desenvolvidas pela Cohapar. O programa Direito de Morar irá atuar em áreas de invasão na Região Metropolitana de Curitiba e nos grandes municípios do Paraná. Na semana passada, o movimento supra-partidário Curitiba Bem Melhor realizou conferência para discutir as ocupações irregulares na Região Metropolitana.