Para aumentar a vida útil do pavimento das rodovias recuperadas no Paraná, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está implantando o Programa de Qualidade de Usinagem e Aplicação de Misturas Asfálticas. A proposta, em fase de estudos, é buscar a qualidade na produção do CBUQ (concreto betuminoso usinado à quente – ou a mistura do asfalto com as pedras para revestimento das vias).
O programa deve ser colocado em prática no mês de setembro, inicialmente em uma das cinco superintendências regionais do DER (Leste, em Curitiba; Campos Gerais, em Ponta Grossa; Norte, em Londrina; Noroeste, em Maringá; e Oeste, em Cascavel). Além de reunir toda a cadeia produtiva, o projeto tem como base a capacitação dos profissionais do órgão.
“A idéia é que o trabalho se torne permanente, fiscalizando e cuidando da adequação das usinas de asfalto e também da aplicação das massas na pista. Nossos estudos apontam que falhas nessas duas etapas do processo podem ser extremamente prejudiciais para a qualidade do pavimento”, explicou o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Wallbach Tizzot.
“Todas as usinas fornecedoras de misturas asfálticas devem ser mapeadas e cadastradas. Depois faremos a verificação e análise das variações da qualidade – da estocagem à compactação da mistura na pista, passando pelo projeto, pela granulometria ou umidade do agregado, temperatura, transporte, entre outros”, detalhou o secretário.
Soluções – Na seqüência, para corrigir as deficiências e monitorar os resultados, os proprietários das usinas serão notificados sobre o andamento. Os técnicos farão também visitas aos fabricantes dessas usinas. Serão desenvolvidos manuais de aplicação e deve ser ampliado o monitoramento das técnicas implantadas, respeitando as características geotécnicas de cada região.
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Programa de obras do Paraná
atrai centro de excelência da Petrobrás
O Paraná ganha em breve mais esforços pela qualidade do pavimento das suas rodovias. Curitiba abriga, também a partir de setembro, o quinto Centro de Excelência de Asfalto do país. Coordenado pela Petrobras e envolvendo o DER, a sede dos laboratórios será na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os estudos abrangem o Paraná e Santa Catarina, considerando as peculiaridades dos materiais usados no revestimento das rodovias de cada estado.
O planejamento de obras rodoviárias do governo do Estado até 2010 foi decisivo para a escolha da capital paranaense como sede. O DER prevê aplicar R$ 1,034 bilhão nas estradas paranaenses nesses próximos anos.
De todos os participantes do Centro, o DER é o maior consumidor do produto fornecido pela Petrobras. Os engenheiros e técnicos do DER e do Tecpar - Instituto de Tecnologia do Paraná passaram um ano coletando dados e listando os setores da cadeia.
Representantes dos órgãos rodoviários do Paraná, de Santa Catarina, de prefeituras dos dois Estados, empresas, fabricantes e fornecedores dos componentes do pavimento vão se reunir periodicamente para avaliar os resultados obtidos pelos estudos e experiências do Centro. Estão previstas também consultas aos maiores interessados na qualidade do pavimento: os usuários das rodovias.
Rodovias do Paraná vão ganhar pavimento de maior durabilidade
Programa deve ser colocado em prática em setembro, inicialmente em uma das cinco superintendências regionais do DER
Publicação
18/07/2007 - 16:19
18/07/2007 - 16:19
Editoria