A instalação da última plataforma de pesagem de veículos da região Norte do Paraná entrou em licitação nesta semana. O processo, autorizado pelo governador Roberto Requião, prevê investimentos de, no máximo, R$ 572 mil na estrutura a ser implantada na PR-092, entre Andirá e Porto Leopoldino, na divisa com São Paulo.
Segundo o secretário especial para Assuntos Rodoviários, Rogério W. Tizzot, a obra faz parte de um amplo planejamento para garantir a integridade do pavimento das rodovias paranaenses, incluindo o Programa Conserva Total, com licitação em andamento, e a implantação das plataformas, que vão permitir operações de pesagem para coibir o excesso de cargas.
“Estamos intensificando a fiscalização do peso dos caminhões que trafegam pelo Estado, para evitar a destruição das estradas. Neste ano serão concluídas as obras de construção de mais seis plataformas de pesagem e a aquisição de outras seis balanças móveis. Somente com esse tipo de operação, o DER vai investir R$ 4,7 milhões em 2008”.
A previsão, ainda de acordo com Tizzot, é atuar em 24 pontos de pesagem espalhados pelo Estado com seis equipes de funcionários do próprio Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
NORTE – Apenas na região Norte, que recebe intenso tráfego de caminhões trazendo a produção de São Paulo para o Porto de Paranaguá, são sete plataformas. Seis delas já estão concluídas.
O secretário Tizzot acrescentou que na PR-092, especialmente neste trecho entre Andirá e Porto Leopoldino, a fiscalização é fundamental. “Existe ali uma rota alternativa ao pedágio (Jacarezinho, BR-369), o que aumenta consideravelmente o tráfego na via estadual. Antes que o pavimento esteja deteriorado, estamos trabalhando na conservação da via e na prevenção, banindo o excesso de carga”.
Já estão instaladas plataformas nos seguintes trechos da superintendência regional Norte do DER: PR-092, em Siqueira Campos; PRC-153, entre Ibaiti e Ventania; PR-090, em Ventania; PR-445, em Londrina; PR-082, em Placa Luar; e na PR-170, em Porto Capim.
OPERAÇÕES – Para reforçar o trabalho, o DER tem realizado também operações de pesagem com balanças móveis. Para o secretário Tizzot, a utilização de balanças móveis garante agilidade e eficiência às operações.
“Muitos caminhoneiros procuram caminhos alternativos quando há uma balança fixa. A balança móvel é um elemento surpresa que evita este tipo de prática e um reforço na conservação das nossas estradas”, afirmou.
“Os transportadores têm que se conscientizar que a rodovia que eles estão destruindo hoje, ao trafegar com excesso de peso, é a mesma que será utilizada por eles na próxima viagem”, ressaltou.
Rodovias do Paraná ganham novas plataformas de pesagem de veículos
A previsão do DER é atuar em 24 pontos de pesagem espalhados pelo Estado com seis equipes de funcionários
Publicação
10/09/2008 - 16:08
10/09/2008 - 16:08
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