Rodovias alternativas ao pedágio serão uma das prioridades do PAC do Paraná

Dos R$18,2 bilhões previstos pela Política de Desenvolvimento do Estado (PDE), R$ 1,063 bilhão vai ser aplicado na melhoria da malha viária e dos aeroportos do Paraná
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25/07/2007 - 16:01
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O Governo do Paraná vai investir R$ 1,063 bilhão em obras de infra-estrutura de transportes nos próximos três anos e meio. O programa de investimentos da Secretaria dos Transportes e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) - que inclui obras em rodovias estaduais, pontes, aeroportos e em estradas municipais - faz parte da Política de Desenvolvimento do Estado (PDE), o “PAC do Paraná”, que prevê a aplicação de R$ 18,2 bilhões até o final de 2010. “São recursos que vão contemplar todas as regiões do Estado, dando prioridade àquelas mais carentes de infra-estrutura, principalmente rodoviária”, analisa o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot. Assim como na gestão anterior, o setor de infra-estrutura rodoviária está entre as prioridades de investimentos do programa lançado na última terça-feira pelo secretário do Planejamento, Ênio Verri. Na área, destacam-se o programa Estradas da Liberdade - que vai criar eixos de transporte alternativos às vias pedagiadas -, a recuperação e a manutenção das principais estradas estaduais, a conservação da malha rodoviária, a pavimentação dos acessos das cidades que ainda não contam com via asfaltada e, ainda, a recuperação das estradas rurais municipais. Também estão previstas a construção dos aeroportos de Irati e de Guaraqueçaba e a pavimentação do de Castro. O secretário dos Transportes detalhou que os recursos para os investimentos na área de transporte vêm de pelo menos três fontes distintas. Pelo planejamento, a Secretaria dos Transportes vai utilizar recursos do próprio Tesouro do Estado, da parcela repassada pela União da Cide – imposto sobre os combustíveis e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). “Estamos consolidando um programa que se iniciou em 2003. Vamos avançar recuperando as rodovias estaduais, interligando grandes eixos viários e atendendo os principais trechos municipais”, reforçou Tizzot. Acesso - A pavimentação dos cinco municípios que ainda não possuem ligação asfaltada também deve ser realizada. O secretário dos Transportes explicou que o acesso aos municípios de Diamante do Sul, na região Oeste, e de Campina do Simão, no Centro do Estado, serão executados com aplicação de R$ 19,6 milhões. “Optamos por uma maneira consistente de fazer isso. Em alguns municípios – cujas obras estão paralisadas de outras gestões, como Diamante do Sul e Campina do Simão – a conclusão do trabalho vai custar menos. Em outros municípios, esse custo é mais elevado”, detalhou o secretário. Já a ligação do município de Doutor Ulisses, no Vale do Ribeira, Coronel Domingos Soares, no Sudoeste, e Mato Rico, no Centro-Sul, serão feitas por etapas. “Estamos fazendo projetos para deixar as estradas em boas condições, começando pela drenagem, preparando a via e dando condições de acesso para a população até o dia que era possa ser pavimentada. Um processo inteligente de construção”, disse Tizzot. Assim como os acessos pavimentados, a construção de pontes ligando distritos e localidades distantes aos centros urbanos cria condições de desenvolvimento para diversos municípios do Estado. Segundo a programação, a Secretaria dos Transportes em parceria com os municípios vai executar 600 pontes até 2010. A estimativa de investimentos é de R$ 10 milhões. “As vigas de concreto são feitas na fábrica do DER de Ponta Grossa e distribuídas aos prefeitos, que executam as cabeceiras que dão sustentação à ponte”, detalhou. “São parcerias muito importantes para atender as comunidades mais necessitadas do Estado”, completou. BOX: Rodovias estruturais vão receber R$ 227,5 milhões As principais rodovias do Paraná, classificadas como rodovias estruturais por fazerem a ligação entre diversas regiões do Estado, vão receber R$ 277,5 milhões de investimentos até 2010. O secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, explicou o plano de investimentos durante a Escola de Governo. Segundo ele, as obras vão dar continuidade ao programa que vem sendo executado desde 2003. “Serão corredores de ligação, complementares às Estradas da Liberdade”, explicou. Pelo programa do DER, serão construídos 75 quilômetros de novas rodovias e recuperados mais 576 quilômetros. “Todo esse esforço de recuperação dessas estradas precisa ser feito, ou vamos cair de novo no problema da degradação das estradas e num novo prejuízo para o Estado. As estradas precisam dessa constante preocupação de não deixar degradar a um ponto que gere prejuízo”, finalizou. BOX 2 Aeroportos devem receber R$ 17,8 milhões de investimentos O PAC do Paraná prevê a construção dos aeroportos de Irati e de Guaraqueçaba e a pavimentação da pista do de Castro. Somente nessas obras devem ser aplicados R$ 11,5 milhões. A Secretaria dos Transportes e o DER já trabalham em estudos e projetos nos três aeroportos e a previsão é que as obras se iniciem a partir do ano que vem. “ Além disso vamos investir mais R$ 6,3 milhões para recuperar o pavimento de outros aeroportos do Estado”, acrescentou Tizzot.

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