O novo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, afirmou nesta quinta-feira (2), ao assumir o cargo, que o desenvolvimento científico e tecnológico também deve ser um mecanismo de inclusão social. “Vivemos uma nova situação, uma nova esperança em que é preciso encarar o desafio de fazer do progresso da ciência e da tecnologia um fator de inserção da sociedade nos setores produtivos”.
Ex-vice reitor da Universidade Federal do Paraná, o novo secretário defendeu ainda um maior envolvimento das instituições de pesquisa e de ensino superior na política programática da área da Ciência e Tecnologia. “As universidades têm papel preponderante no desenvolvimento das regiões onde estão localizadas e na ajuda a toda sociedade dentro dos novos desafios que o mundo moderno nos impõe”.
O professor Aldair Rizzi disse também que espera uma articulação constante de instituições ligadas ao Governo do Estado - como o Tecpar, a Fundação Araucária e a Paraná Tecnologia - com outras entidades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico. “É importante que tudo isso ocorra dentro de uma visão maior de participação coletiva e de transparência de ações”, lembrou ainda o novo secretário.