A Revista Paranaense de Desenvolvimento (RPD), publicada a cada seis meses pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), ampliou a melhor classificação em cinco áreas de conhecimento, segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.
A avaliação da Capes torna a Revista Paranaense de Desenvolvimento o mais completo e bem avaliado veículo de publicações científicas do Paraná e uma referência nacional. Numa avaliação que vai de A à C, sendo a letra A o maior nível a ser alcançado, a revista do Ipardes vem mantendo há vários anos o conceito A em economia e conquistou, recentemente, este mesmo conceito nas áreas de geografia, multidisciplinar, planejamento urbano e regional/demografia e sociologia.
“A conquista do conceito A concedido pela Capes à RPD é um reconhecimento da qualidade editorial da publicação. A RPD proporciona aos professores e pesquisadores, que nela publicam sua produção, a obterem maior pontuação das suas pesquisas científicas junto à entidade. Centos acadêmicos melhor pontuados, por sua vez, detêm maiores chances de obter bolsas de estudos para seus cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado”, observa a editora da revista, Marisa Valle Magalhães.
Dentre os critérios utilizados pela Capes para avaliação de periódicos destaca-se a citação da RPD em outras publicações científicas importantes. A Capes também avalia a publicação de acordo com os pedidos e recomendações feitos pelos Centros de pós-graduação das Universidades.
“Esta conceituação reconhecida pela Capes coloca o Ipardes e o Paraná como um centro difusor do conhecimento na área de ciências sociais de grande importância no país”, declarou o presidente do Ipardes, professor José Moraes Neto.
Revista Paranaense de Desenvolvimento - A revista foi criada nos anos 60 e passou por diversas reformulações. Ela é uma publicação multidisciplinar que traz amplos estudos sobre a sociedade. A RPD é um instrumento de discussões e análises que podem orientar o desenvolvimento sócio-econômico regional e nacional.
O conselho editorial da Revista é composto por pesquisadores de diversos órgãos e universidades. Entre os conselheiros regionais estão: Ipardes, Iapar, UFPR, UEL, UEM, UEPG, Unioeste; nacionais: USP, Unicamp, UFMG, FEE, UFRJ, IPEA; internacionais: Université de Picardie e Universidade do Algarve; entre outros.
Para publicar artigos na Revista, os interessados devem enviar os estudos através do email revista@ipardes.pr.gov.br. Os estudos passam pela avaliação de pareceristas especializados e, caso aprovados, é viabilizada a publicação. A RPD é distribuída gratuitamente para universidades e órgãos públicos. Ela pode ser adquirida através do email sedoc@pr.gov.br pelo valor unitário de R$ 15,00. Todo o conteúdo da RPD pode ser acessado gratuitamente através da página do Ipardes na internet, no endereço: www.ipardes.gov.br.
Revista do Ipardes vira referência nacional
A Revista Paranaense de Desenvolvimento, que já tinha conceito A em economia, ampliou a maior classificação concedida pela Capes em mais cinco importantes áreas de conhecimento
Publicação
28/01/2007 - 10:00
28/01/2007 - 10:00
Editoria