A Rede de Trabalho Paraná/Argentina foi formalizada nesta quarta-feira (11) em reunião na sede do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em Curitiba. O grupo, que já estava em atividade, foi institucionalizado por iniciativa do Consulado Argentino em Curitiba, que vai coordenar as atividades da rede, com apoio da Câmara de Comércio e Serviços Brasil Argentina do Paraná.
A Argentina é o segundo destino das exportações paranaenses, e o principal vendedor dos produtos importados pelo Estado, se excluídos os países exportadores de petróleo. “A formalização do grupo de trabalho é um reconhecimento da confiança da Argentina nos parceiros locais”, explica com Nestor Serafin Santos Jr., do consulado argentino.
“A motivação do grupo é dar sequência e ampliar ao trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Paraná, o Codesul e a Câmara de Comércio Brasil Argentina. Para isso, é preciso que ele se mantenha, pois a integração já é uma política de Estado”, afirma Santos Jr.
De acordo com o secretário-executivo do Codesul, Santiago Gallo, mais de 200 empresas de capital argentino estão instaladas no Paraná. “Mas praticamente não existem investimentos do Paraná na Argentina”, afirma. Segundo Gallo, o grupo procura incentivar esses investimentos, já que o mercado argentino oferece oportunidades em vários setores. Entre eles, estão os setores de serviços, turismo, metal-mecânico, madeira, têxtil, móveis, mineração, gás e petróleo, setor agropecuário e alimentos e bebidas.
Para Ricardo Schiffini Dellaméa, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), esses setores tornam a Argentina o principal mercado para a internacionalização e globalização das empresas paranaenses. “Se conseguirmos colocar isso em evidência, mais e mais empresas, principalmente as micro e pequenas, vão começar a participar da globalização através de um provável relacionamento com o nosso sócio-vizinho no Mercosul que é a Argentina”, diz. “Acho que é um caminho natural”, explica.
Participaram da reunião representantes da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Sebrae-PR, câmaras de comércio, secretarias de Turismo, Agricultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Banco do Brasil, do secretário Luís Mussi, coordenador do Conselho Industrial do Paraná, e da prefeitura de Curitiba.
Reunião do Codesul formaliza as atividades do Grupo Paraná/Argentina
A rede de trabalho, que já estava em atividade, foi institucionalizada por iniciativa do Consulado da Argentina
Publicação
11/11/2009 - 20:20
11/11/2009 - 20:20
Editoria