Detalhes para a criação da “Agência de atração de investimentos, cooperação internacional e promoção comercial do Paraná” foram discutidos nesta quarta-feira (11), na sede do Codesul, em Curitiba. A proposta da agência, elaborada nos últimos seis meses de reuniões do Comitê Temático de Comércio Exterior e Integração Internacional do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná, será encaminhada ao governador Roberto Requião.
Entre os objetivos da agência estão a internacionalização das empresas paranaenses, a promoção de estratégias de exportação, o fortalecimento de negócios de empresas estatais e mistas do Paraná, o apoio a atividades de cooperação internacional e a transferência de tecnologias entre as regiões. Foram discutidos na reunião detalhes como financiamento, estrutura de funcionamento e formalização da participação das entidades na agência. Uma nova reunião foi marcada para elaborar o documento que será apresentado ao governador.
A representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) na reunião, Ana Paula Walter Bertoglio, afirma que as entidades envolvidas na criação da agência já são parceiras em outros projetos. “A ideia de trabalhar em conjunto com todos é realmente interessante”, diz.
Para o diretor-executivo da Câmara de Comércio França-Brasil, Sérgio Bruel, a iniciativa é importante. Ele afirma que a criação de uma estrutura adequada para facilitar a cooperação entre as regiões dos países da América do Sul e da Europa é necessária. “As cooperações entre regiões em diferentes países têm a vantagem de fluírem muito mais rápido”, explica Bruel.
De acordo com Ricardo Schiffini Dellaméa, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), a criação da agência passa por um pensamento de integração regional e local sustentáveis, que vê nas fronteiras espaços privilegiados. “Não podemos ter uma balança regional e local tão desequilibrada”, diz. “Precisamos ter um processo sustentável, que leve a um desenvolvimento mais equânime e mais previsível”, defende Dellaméa.
FÓRUM PERMANENTE – O Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná foi criado para estimular o crescimento de microempresas e empresas de pequeno porte e elevar o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Tem a participação do setor público e privado, e é composto por sete comitês temáticos, responsáveis pela apresentação na Plenária, para deliberação de propostas de políticas públicas voltadas aos Empreendedores Individuais, MEs e EPPs. São eles: Racionalização Legal e Burocrática; Investimento e Financiamento; Formação e Capacitação Empreendedora; Tecnologia e Inovação; Comércio Exterior e Integração Internacional; Informação; e Acompanhamento Tributário.
Mais informações podem ser encontradas no site: http://www.forumpme.pr.gov.br/
Reunião discute detalhes da Agência de atração de investimentos e cooperação internacional
A proposta da agência é do Comitê Temático de Comércio Exterior e Integração Internacional do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná
Publicação
11/11/2009 - 19:40
11/11/2009 - 19:40
Editoria