Reunião debate papel do Lactec na Ferrosul

Uma das finalidades do encontro foi receber oficialmente o estudo de pré-viabilidade do ramal Cantuquiriguaçu-Sudoeste do Paraná-Oeste de Santa Catarina
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06/07/2010 - 16:00
Editoria
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, reuniu-se segunda-feira (5), em Curitiba, com o superintende do Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), Newton Pohl Ribas, para avançar na parceria estratégica estabelecida entre as duas entidades. “A nossa reunião com o superintendente do Lactec, Newton Pohl Ribas, teve uma tripla finalidade: receber oficialmente o estudo de pré-viabilidade do ramal Cantuquiriguaçu-Sudoeste do Paraná-Oeste de Santa Catarina, registrar o nosso agradecimento pelo que o Lactec já fez pela Ferroeste e pela Ferrosul e propor uma agenda estratégica entre as nossas instituições”, disse Gomes.
O Lactec é um centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos, auto-sustentável que, através de soluções tecnológicas, contribui e promove o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente. O Lactec é um Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), obtém recursos através da venda de projetos de pesquisa e desenvolvimento, atendendo a mais de 400 clientes anualmente.
Os associados do Lactec são a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).
Durante o encontro, Samuel Gomes, reafirmou a importância da parceria que a Ferroeste e o Lactec vêm desenvolvendo há vários anos. “O Lactec vem tendo um papel crucial na consolidação da Ferroeste e na criação da Ferrosul”, afirmou Samuel Gomes. “Primeiramente, o estudo de pré-viabilidade econômico-financeira e ambiental sobre a melhor alternativa para solucionar o gargalo entre Guarapuava e Ponta Grossa foi decisivo para definir o posicionamento do governo estadual e federal em favor do ramal Guarapuava-Paranaguá, que se mostrou superior do ponto de vista estratégico e logístico à proposta de uma variante entre Guarapuava e Ipiranga”, disse ele.
PRÓ-PARANÁ - O presidente do Movimento Pró-Paraná e conselheiro fiscal que representa a Associação Comercial do Paraná (ACP) no Lactec, Jonel Chede, considera que a nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá “não pode mais ser prorrogada: a atual estrada de ferro é da época do império”. Segundo ele, “corre-se o risco de um colapso na ferrovia e em todo o escoamento da soja ao porto”.
Jonel Chede desde 1993 vem propondo a construção de uma ferrovia nova ligando o interior ao litoral e entende que o projeto Guarapuava-Porto de Paranaguá, defendido pela Ferroeste e pelo Lactec, passando por “Guarapuava, Irati, Palmeiras, Porto Amazonas e São José dos Pinhais, tem o traçado ideal. O Lactec tem credencial para afirmar isso”. Chede declara que para fazer a ferrovia “é preciso ter vontade política, porque tecnologia nós temos”.
O estudo do Lactec, contratado pela Ferroeste, lembra o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, foi apresentado ao governo federal em reunião realizada no Ministério dos Transportes sob a coordenação do atual ministro, Paulo Sérgio Passos. Participaram dessa reunião o diretor-presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, o secretário de Política Nacional de Transportes e coordenador do Plano Nacional de Política de Transportes, Marcelo Perrupato e representantes da Casa Civil da Presidência da República.
A apresentação do estudo do Lactec ao governo federal, feito pela Ferroeste, na ocasião contou ainda com a presença do então secretário de Estado dos Transportes Rogério Tizzot, de representante do Banco de Idéias do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), engenheiro Ney Simas Pimpão, do economista Nelson Soffiatti (BRDE) e do atual secretário de Estado dos Transportes, então representante da Fiep, Mário Stamm Jr.. “Em seguida à apresentação, o estudo do Lactec foi submetido a debate e considerado pelos representantes do governo federal como de alta qualidade técnica”, lembrou Samuel Gomes.
SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL - “O segundo estudo contratado pela Ferroeste junto ao Lactec”, continuou Gomes, “foi o de pré-viabilidade do ramal Cantuquiriguaçu-Sudoeste do Paraná-Oeste de Santa Catarina”. Segundo o dirigente, “o referido estudo foi fundamental para a decisão de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul de ingressar no projeto de expansão da Ferroeste, o que levou os governadores, reunidos sob a égide do Codesul, a transformar a Ferroeste em Ferrosul, uma sociedade de economia mista multifederativa para finalidade de planejar, construir e operar ferrovias nos quatro estados”.
Segundo o presidente da Ferroeste, “ao Lactec está destinado um papel decisivo para a consolidação da Ferrosul, no campo dos estudos de viabilidade, especialmente no campo ambiental, e na formulação da base energética sob a qual será estruturada a operação dos três mil quilômetros de novas ferrovias que a Empresa construirá no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul”.

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EMPRESÁRIOS DISCUTEM
FERROSUL EM RIO GRANDE (RS)

O papel da Ferrosul na integração ferroviária da região sul e sua conexão com a malha de outras regiões do Brasil e de países vizinhos é o tema da palestra que o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, ministra nesta terça-feira (6), à noite, no Salão Nobre da Associação Comercial dos Varejistas de Rio Grande, cidade portuária gaúcha que está incluída no projeto da ferrovia.
O evento é uma iniciativa da Associação Comercial dos Varejistas, Sindilojas, Sicogêneros, Acomac, Ordem dos Advogados do Brasil, Sindijors, Ari e outras entidades do município. O convite ao presidente da Ferroeste para participar do encontro, como palestrante, foi do presidente da Associação Comercial dos Varejistas, Pedro Artur Neves Valério. Gomes abordará o tema “O papel da Ferrosul no desenvolvimento sócio-econômico da região do Codesul em bases ambientais adequadas aos desafios do século XXI”. A reunião começa às 19h30, no Salão Nobre da Associação, na Rua Andradas, 187, em Rio Grande (RS).
PORTO
Na quarta-feira (7), às 9 horas, o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, terá uma reunião com o superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, para iniciar a discussão de estratégias de integração entre o terminal portuário gaúcho e a Ferrosul. “Os três mil km de novas ferrovias em bitola mista - larga e métrica - que a Ferrosul está encarregada de planejar, construir e operar nos quatro estados do Codesul e sua conexão com as ferrovias existentes, rodovias e hidrovias aumentarão a importância e protagonismo dos portos Sul no Cone Sul da América”, prevê o presidente da Ferroeste.

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