O governador Roberto Requião visitou a 10ª edição da Feira Sabores do Paraná, no domingo (26). O evento, realizado no pavilhão de exposições do Parque Barigui, em Curitiba, durante os dias 22 e 26 de julho, recebeu mais de 20 mil visitantes.
Para o governador Roberto Requião, a feira mostra a competência e o empreendedorismo dos pequenos agricultores do Paraná. “Com um pequeno empurrão do Estado, da Emater e da Secretaria da Agricultura, eles se organizam, produzem, assimilam técnicas e vão se transformando em produtores de porte maior. Estas feiras apontam o caminho e nós vamos continuar com elas no Estado inteiro”, afirmou.
A feira reuniu 250 produtores da agroindústria familiar e cerca de 1,5 mil produtos de diversas regiões do Estado. Os visitantes puderam degustar e adquirir produtos artesanais, orgânicos e convencionais como, queijos defumados e embutidos; bolachas e pães caseiros; licores, sucos e vinhos coloniais; derivados de queijo e de mel; arroz e café orgânicos; doces, compotas e geléias. Muitos dos produtos são feitos com receitas exclusivas herdadas dos antepassados dos proprietários das agroindústrias.
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, afirmou que a feira é um sucesso, pois tem valorizado a agricultura familiar e agregado valor ao produtor. “Nós temos hoje a 10ª edição que consolida a qualidade dos produtos do Paraná, além de ser uma excelente fonte de renda para a agricultura familiar é uma ótima opção para os consumidores, pois estão aqui as delicias do Paraná”, disse.
De acordo com o coordenador do programa Fábrica do Agricultor, que promove a Feira, Abdel Naser, muitas pessoas vieram à feira por saber da variedade de produtos diferenciados que iriam encontrar. “Nós nos surpreendemos, porque mesmo com o frio e a chuva as pessoas vieram. Vamos chegar aos 20 mil visitantes”, destacou.
Ainda segundo Naser, cerca de 25% dos produtos são de novas agroindústrias. “A feira serve para inseri-los no mercado, então é importante trazer quem está começando para conhecer um pouco do consumidor”, acrescentou.
É o caso de Fábio Sorbassa, que produz sucos orgânicos, vinhos e geléias orgânicas no município de Verê, no Sudoeste do Paraná e participou da feira pela primeira vez. “Decidimos participar após um convite da Emater, e foi uma experiência muito positiva. Os produtos tiveram uma boa saída e vamos para casa com um dinheiro a mais. A feira também serviu para fazer contatos”, frisou.
Maria da Silva se diz preocupada em consumir alimentos mais saudáveis e encontra tudo o que precisa na feira. “Venho aqui todos os anos e faço ótimas compras. Tudo que é natural e orgânico me interessa. Hoje estou levando tofu, vinho, açúcar mascavo e mais uma porção de coisas. Gosto de comprar aqui porque sei que a qualidade dos produtos é excelente”, afirmou.
INÍCIO - A Feira Sabores do Paraná, iniciada em 1999 no antigo Parque Castelo Branco na região metropolitana de Curitiba, foi a principal responsável pela abertura de novos mercados para as pequenas e médias agroindústrias familiares do Estado.
Quando começou, a feira contava apenas com 13 agroindústrias familiares. Neste ano, 250 estiveram presentes, sendo 50 delas pela primeira vez. Nestes 10 anos, a feira conquistou clientes fiéis que, a cada ano, vêm buscar uma novidade, um novo sabor, um novo produto.
O evento tem se destacado como uma feira de novidades e negócios na área de alimentos processados, produzidos pelas pequenas e médias agroindústrias familiares do Paraná. Neste período, a cada edição são lançadas novas agroindústrias, novos produtos, novos sabores, demonstrando a criatividade e a vontade dos agricultores familiares em divulgar e mostrar o se potencial.
A Feira Sabores do Paraná é uma promoção da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento que junto com a Emater coordena o programa Fábrica do Agricultor, criado para diversificar a cadeia produtiva rural como forma de fortalecimento da Agricultura Familiar.
Requião visita 10ª edição da Feira Sabores do Paraná
Para o governador Roberto Requião, a feira mostra a competência e o empreendedorismo dos pequenos agricultores do Paraná.
Publicação
26/07/2009 - 20:15
26/07/2009 - 20:15
Editoria