O governador Roberto Requião inaugurou nesta quinta-feira (3), em Nova Tebas, a Biblioteca Cidadã Espaço do Saber. A unidade tem acervo inicial de 2 mil livros e um telecentro com cinco computadores ligados à internet. O programa já beneficiou 80 municípios. “Esta obra é uma porta aberta ao conhecimento do mundo. Aqui, toda a população terá acesso à informação e cultura. A unidade irá abrir também nos fins de semana para que todos possam utilizá-la. O acervo é grande, oferece gêneros literários com grandes autores da literatura nacional e estrangeira”, ressaltou Requião.
O projeto da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, Secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras, beneficiará, até o fim de 2010 mais de 300 municípios em todo o Estado. “Se alguém tiver interesse em um livro especifico que não tenha nesta biblioteca, basta comunicar ao núcleo da região, que o governo do Paraná providencia a obra sobre o assunto desejado”, afirmou o governador.
AJUDA - “O município foi castigado por fortes chuvas recentemente, e os rios da região transbordaram. A prefeita me contou que 22 pontes caíram. Nós vamos verificar a questão do transbordamento dos rios da região. O governo vai mandar uma equipe para analisar a situação e o nosso Departamento de Estradas e Rodagem vai fornecer vigas de concreto para a construção de novas pontes”, disse o governador.
A secretária de Cultura Vera Mussi Augusto ressaltou que a biblioteca cidadã irá promover a inclusão cultural e intelectual da população da região. “O governo do Paraná se preocupa com o desenvolvimento completo da cidadania. Esta biblioteca que entregamos hoje não é apenas para as crianças, mas para toda a população. No espaço há um mundo de livros, com vários gêneros e autores diferentes”, disse.
“Na entrada de cada Biblioteca-Cidadã há um espaço reservado à arte. Na unidade Espaço do Saber, há um painel que retrata o cotidiano da zona rural da região. A obra é do artista local Alex de Oliveira. Queremos trazer oportunidades ao município. Temos mais 26 bibliotecas prontas, para ser inauguradas, e outras 214 licitadas e homologadas. O orçamento previsto para cada biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 312 mil”, afirmou a secretária.
A biblioteca tem 180 metros quadrados e também possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação. “O trabalho que o governo vem realizando em prol da nossa cidade é fantástico. Recentemente foi inaugurado o Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Lá, as nossas mulheres têm um consultório de ginecologia, obstetrícia, pediatria, odontologia e geriatria. Agora, a nossa população também terá acesso ao conhecimento. Poderá se manter atualizada e informada. Só temos a agradecer”, afirmou a prefeita da cidade Heloisa Ivaszek Jensen.
A dona de casa Leonir de Almeida ficou emocionada ao entrar na biblioteca. “É a primeira vez que venho a uma biblioteca. Minhas filhas terão a oportunidade que eu não tive quando menina. Sei que o material disponível aqui dentro vai ajudar na formação delas. Quero que elas aproveitem ao máximo tudo que está aqui. Sei da importância da educação e quero o melhor para elas”, disse.
“Tenho uma filha de 12 anos que adora ler. Ela vai adorar este espaço. Aqui ela terá mais opções de leitura, é um complemento a sua formação escolar. Sou professora no programa Paraná Alfabetizado e quero que meus alunos utilizem a estrutura oferecida pela biblioteca. Os livros que temos aqui são clássicos da literatura, essenciais para qualquer aluno”, afirmou Nilza Aparecida da Silva.
O Biblioteca Cidadã – criado em 2004 pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – é hoje o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado na história do Brasil. O objetivo é oferecer às regiões mais carentes do território paranaense um equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento seja pelo valioso acervo de livros, ou mesmo pela inclusão digital, por meio dos telecentros.