Requião recebe presidente do Conselho Nacional do Sesi

Encontro de Jair Meneguelli com governador será segunda-feira, 11 horas, e vai tratar do projeto “ViraVida”, de profissionalização de adolescentes e jovens
Publicação
02/03/2010 - 16:20
Editoria
O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneguelli, terá uma audiência com o governador Roberto Requião, às 11 horas de segunda-feira (08), para tratar do projeto ViraVida, de profissionalização para adolescentes e jovens, entre 16 e 21 anos, em situação de exploração. O projeto é do Conselho Nacional do Sesi e será apresentado, também, aos representantes das entidades do Sistema S e ao prefeito de Curitiba, Beto Richa.
A partir de cursos de formação profissional, educação básica continuada e noções de empreendedorismo, os alunos são inseridos no mundo do trabalho. Ao longo do processo educacional recebem atendimento psicossocial, de saúde e apoio às famílias.
O projeto tem como destaque o fortalecimento da rede de parceiros, que inclui o Sistema S (Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sebrae, Sescoop), organizações governamentais e não-governamentais, empresas públicas e privadas, além de instituições sociais, ONGs, entre outros, que atuam no atendimento a esse segmento.
A proposta consiste em promover a potencialidade desses jovens para que alcancem a autonomia e perspectivas de futuro digno. Os cursos profissionalizantes são desenvolvidos a partir de pesquisa que permite o alinhamento entre a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas desses adolescentes e jovens.
Em sinergia com o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, o ViraVida atua em três grandes eixos: atendimento, mobilização/articulação e prevenção.
O projeto piloto teve início em Fortaleza, Recife, Natal e Belém. Novas turmas estão se formando no Distrito Federal, Salvador, João Pessoa, Teresina e Curitiba, com meta de profissionalização e colocação de 100 jovens no mercado de trabalho de cada capital. Os cursos abrangem as mais diversas áreas e têm carga horária média de 950 horas/aula, conforme a modalidade.
A metodologia do Projeto está sendo avaliada pela Universidade de Brasília, uma iniciativa que visa enriquecer o desenvolvimento das ações do ViraVida.
Os primeiros resultados
Nas capitais do Norte e Nordeste o projeto já apresenta bons resultados. Implantado em julho de 2008, o ViraVida reúne indicadores positivos: dos 50 alunos integrantes das primeiras turmas de Fortaleza, 46 se formaram e estão empregados ou inseridos em cooperativa de trabalho, supervisionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Nesse período houve o restabelecimento de vínculos familiares e comunitários, mudança comportamental e forte desenvolvimento das potencialidades dos participantes.
A segunda capital a formar alunos foi Recife. Foram 940horas/aula ministradas a 98 jovens que freqüentaram cursos de Costura Industrial, Assistente de Laboratório, Agente de Eventos, Cabeleireiro-Maquiador e Recepcionista da área de Gestão e Saúde. Depois de um ano de estudos, os alunos começam a ingressar no mercado de trabalho. Do conjunto de formandos, 36 têm suas contratações confirmadas e 54 passam por processo de seleção.
Em Natal o programa formou 30 alunos nos cursos de Desenhista de Moda e Cabeleireiro e Maquiador. Os alunos do curso de Desenho de Moda participam de um processo seletivo de trabalho em empresas do segmento e os alunos de Cabeleireiro e Maquiador estão sendo encaminhados para empresas participantes do Programa Primeira Chance, do governo estadual. O programa oferece incentivo para as empresas que estão inserindo os jovens no mercado de trabalho.
No Distrito Federal, o projeto iniciou em novembro do ano passado com aulas para formação de Assistente Administrativo e Recepcionista. Novas turmas serão abertas em 2010, em Brasília, podendo também contemplar as áreas de Moda, Imagem Pessoal, Turismo& Hospitalidade, Gastronomia, Tecnologia da Informação e outras.
Em Teresina, Piauí, a partir do dia 25 de março, 50 adolescentes e jovens iniciarão sua formação nos cursos de Assistente Administrativo e Costureiro Industrial.