Requião passa presidência do Codesul para o governador de Santa Catarina

A solenidade será nesta quarta-feira (10), em Florianópolis (SC), durante reunião da qual também participam os governadores, Yeda Crusius (RS) e André Puccinelli (MS)
Publicação
08/03/2010 - 10:30

Confira o áudio desta notícia

O governador Roberto Requião vai transferir, nesta quarta-feira (10), a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) para o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. A solenidade será em Florianópolis (SC), durante reunião da qual também participam os governadores dos outros estados membros, Yeda Crusius (RS) e André Puccinelli (MS).
A presidência do Codesul é rotativa entre os quatro estados, que têm um ano de mandato cada. Requião assumiu o cargo em março de 2009, em Foz do Iguaçu. “Fizemos um trabalho eficiente, com intensa participação de órgãos federais, inclusive na elaboração do documento que defende a criação de políticas de cooperação transfronteiriça e que será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda este mês”, avaliou o secretário do Codesul/PR, Santiago Gallo.
Santiago destacou que o objetivo do Codesul é a harmonização das políticas públicas entre os quatro estados, e os trabalhos são pensados de forma a desenvolver todas as regiões, fomentando setores como comércio, indústria, agricultura, educação, ciência e tecnologia. “Os estados conseguiram trabalhar bem no momento da crise econômica mundial, por exemplo, quando tiveram o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) como agente financiador, evitando o desemprego e a queda na renda da população”, disse.
Outra ação ressaltada por Santiago é a instalação da Companhia de Desenvolvimento do Codesul, em Santa Catarina, e que deve ter definido seu regulamento nos próximos meses. “A coordenação dos governadores do Codesul se mostrou eficiente e, hoje, o órgão é referência para o Plano de Desenvolvimento das Nações Unidas na instalação de agências similares no Norte e Noroeste Argentino”, afirmou Santiago.
Com a transferência da presidência do Codesul, será redistribuida a secretaria executiva e as comissões do Conselho. No evento, também será assinada a proposta orçamentária do órgão para 2010.
BRDE – Ainda no evento, o BRDE vai apresentar os resultados do trabalho desenvolvido em 2009 e o plano de ação para 2010. São projetos feitos principalmente para dar suporte e fomentar os Arranjos Produtivos Locais (APLs) no âmbito do Codesul e projetos de integração produtiva com Argentina. O programa de apoio aos APLs inclui intensificar a troca de experiências e de tecnologia entre arranjos com a mesma produção, como madeira e móveis, têxtil, confecções e metalmecânica.
Ferrosul – Estará em pauta no evento a criação da Ferrosul, uma ferrovia pública de gestão compartilhada pelos quatro estados do Codesul, cuja instalação foi proposta no encontro em Campo Grande, em novembro do ano passado. O projeto teve como modelo a Ferroeste, ferrovia pública paranaense que planeja construir novos ramais e recuperar aqueles já existentes de forma a interligar os estados da região Sul. 
“Vamos determinar a forma de gestão e a constituição da Ferrosul, que já foram estudadas e avaliadas por um grupo de trabalho composto por representantes dos quatro estados do Codesul”, disse o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.
Cultura – A secretária da Cultura do Paraná, Vera Mussi, e o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, Dalmo Vieira, farão uma apresentação sobre a Coluna Prestes - grande marcha de 24 mil quilômetros que aconteceu no Brasil na década de 20 - na região do Codesul.
Iniciada por oficiais rebeldes de São Paulo e do Rio Grande do Sul, e comandados por Luis Carlos Prestes, a Coluna ganhou milhares de adeptos que se encontraram às margens do Rio Paraná, na região de Foz do Iguaçu. Descontentes com o então presidente da República, Arthur Bernardes, e com a situação do país, eles formaram um movimento revolucionário e mudaram a história do Brasil.

GALERIA DE IMAGENS