O governador Roberto Requião participa na segunda-feira (1.º), em Foz do Iguaçu, do seminário que vai discutir a ampliação da parceria entre as redes Quatro Motores para o Mercosul e Quatro Motores para a Europa. No evento, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul do Paraná (Codesul), representantes dos dois blocos vão avaliar as possibilidades de negócios e projetos em diversos setores, principalmente economia e meio ambiente.
O seminário é uma das atividades previstas no termo de compromisso assinado entre as duas regiões em maio de 2009. O documento prevê o desenvolvimento de ações em conjunto para fortalecer e tornar os dois blocos mais competitivos ao cenário internacional.
A parceria constitui a primeira rede multilateral entre União Européia e Mercosul, explica o secretário executivo do Codesul, Santiago Gallo. “Isso foi possível graças ao trabalho do governador Roberto Requião e do senador francês Jean Besson, de Rhône-Alpes”, disse.
Participam do seminário mais de 80 pessoas do bloco europeu, que é composto pelas províncias de Rhône-Alpes (França), Baden-Württenberg (Alemanha), Lombardia (Itália) e Catalunha (Espanha), e outras 30 pessoas da rede do Mercosul, cujos membros são Paraná, Alto Paraná (Paraguai), Rivera (Uruguai) e Córdoba (Argentina).
Do Paraná, participam os secretários Virgílio Moreira Filho (Indústria e Comércio), Lygia Pupatto (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Valter Bianchini (Agricultura e Abastecimento) e Rasca Rodrigues (Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
Participam ainda universidades, Itaipu, municípios da região de fronteira, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), agente financiador de projetos realizados com empresas brasileiras, Sebrae, pela cooperação transfronteiriça, e a Câmara de Comércio Exterior da Federação do Comércio. Autoridades do Ministério das Relações Exteriores do Brasil também estarão presentes.
INTERESSES — O seminário compõe o conjunto de atividades promovidas pelo Codesul, que tiveram início nesta sexta-feira (29) no Paraná, Paraguai e Argentina. Esta é a primeira vez que diretores das duas redes se reúnem em um único evento para definir projetos nestes setores. O principal interesse dos europeus está na defesa do meio ambiente, na expansão do comércio e do setor de serviços.
O subdiretor de Projetos Especiais e diretor de Cooperação Internacional do Governo de Córdoba (Argentina), Roberto Eduardo Santamaría, disse que o encontro é uma oportunidade de compartilhar os projetos e buscar benefícios para todas as regiões participantes. “Córdoba tem agroindústria forte e se destaca também na metal-mecânica, energia, minérios e educação, com as nossas universidades”, falou.
Já o Departamento de Alto Paraná (Paraguai), apesar de rico em recursos, ainda não atingiu o nível esperado de desenvolvimento, segundo o empresário Marcos Jimenez, de Cidade do Leste. “Iniciamos este trabalho ao lado do Codesul e demais regiões na expectativa de recebermos orientações para o desenvolvimento de nossa agricultura, indústria e, especialmente, capacitação de profissionais”, adiantou.
Rivera (Uruguai) tem interesse principalmente em projetos de meio ambiente. O secretário do Meio Ambiente da região, Alejandro Berton, apresentou o projeto de preservação de meio ambiente desenvolvido pela Rivera a quatro municípios fronteiriços brasileiros. “Também trabalhamos com municípios europeus que possuem experiência na proteção e manutenção de áreas protegidas. A França tem grande experiência nesse setor. É preciso conciliar produção e meio ambiente”, frisou.
PROGRAMAÇÃO — Os encontros começaram nesta sexta-feira (29), em Foz do Iguaçu. Representantes dos dois blocos se reuniram para traçar os principais interesses das regiões e a metodologia de trabalho. “Estamos trabalhando para definir a forma de atuação para os próximos anos”, disse Santiago.
Durante o sábado (30) e domingo (31), os encontros serão em pontos turísticos, como as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu. Segundo Santiago, os participantes querem conhecer e avaliar as possibilidades de parcerias no setor. Também serão promovidas reuniões na Argentina e no Paraguai.
As atividades da segunda-feira (1.º) começam às 9 horas, em em Foz do Iguaçu (Hotel Bourbon Cataratas), com o seminário com a participação do governador Requião. Os representantes vão apresentar as potencialidades e interesses de cada região para, então, definir os projetos a serem realizados em conjunto. A partir das 14 horas, eles participam de mesas-redondas sobre economia e meio ambiente.
A rodada de encontros termina na terça-feira (2), em Curitiba, com reunião às 10h30 no Palácio das Araucárias. O Comitê Organizador Paranaense da Copa do Mundo 2014, presidido pelo vice-governador Orlando Pessuti, vai apresentar os projetos de infraestrutura que serão desenvolvidos na capital, uma das sedes do mundial. Às 14h30, haverá reunião com secretários de Estado para discutir programas em diversos setores, como agricultura, indústria, comércio, turismo, educação e ciência e tecnologia.
Em seguida, o Governo do Paraná assina protocolo de intenções com o governo de Baden-Württenberg (Alemanha) para o desenvolvimento de projetos na área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Em seguida, será proposta e discutida a criação da Agência Internacional de Desenvolvimento do Paraná, que deve buscar recursos estrangeiros para aplicar na promoção do comércio e da integração regional.
Requião participa de seminário em Foz com países do Mercosul e Europa
Seminário é uma das atividades previstas no termo de compromisso assinado entre as duas regiões em maio de 2009
Publicação
29/01/2010 - 19:28
29/01/2010 - 19:28
Editoria