O governador Roberto Requião participou na noite desta segunda-feira (23), em Curitiba, da posse do novo presidente do Movimento Pró-Paraná, Jonel Chede. A nova diretoria e conselho da entidade atuarão no biênio 2009-2011. “Tenho certeza que este movimento estará atento às reivindicações da sociedade e de nosso Estado, principalmente na questão do orçamento federal. O movimento contará com apoio irrestrito do governo do Paraná”, destacou Requião. A solenidade foi realizada na Associação Comercial do Paraná (ACP).
“O novo presidente é um guerreiro antigo das lutas paranistas”, disse ainda o governador. “Sua família fundou no Paraná o Canal 12, é uma gente empreendedora, e tenho certeza que ele vai dar um grande impulso ao Pró-Paraná. Se a sociedade civil se mobilizar e fizer a sua parte, muito pode ser mudado, inclusive os investimentos federais no Paraná”.
Chede assumiu a vaga de Belmiro Valverde Jobim. “A nossa geração foi muito privilegiada. Vimos o Paraná sair de uma situação desprivilegiada e se tornar referência nacional. O Estado se desenvolveu de forma brilhante nestes últimos anos. Tivemos, ao longo desse período, uma serie de movimentos importantes, e o Pró-Paraná faz parte desta história”, afirmou o ex-presidente do Belmiro.
De acordo com o novo presidente, o Pró-Paraná movimento irá apoiar o Estado nas políticas de infra-estrutura de transporte, reformulação de pedágios, além de intensificar as ações já desenvolvidas. “As metas da instituição de preparar o Paraná para as próximas gerações serão mantidas. Pela importância política, econômica e social, o nosso Estado deve firmar-se como destaque no contexto nacional”, afirmou Chede.
Jonel Chede destacou que o movimento também vai incentivar parcerias entre o Estado e o setor empresarial. “Somos o portão de entrada do Mercosul, temos um grande potencial. Vamos discutir questões como a manutenção de rodovias, a reformulação do sistema viário de Curitiba, a defesa de nossas marcas e a partilha do Pré-Sal. Vamos propor ações que estimulem a integração e o desenvolvimento social”, disse.
O vice-governador Orlando Pessuti salientou o papel do Movimento à serviço do povo e disse que do Estado tem participado ativamente de reivindicações importantes. “O Pró-Paraná se somou ao nosso governo na conquista da Copa do Mundo e em muitos outros pleitos Os integrantes são parte importante de nosso comitê. Eles estarão ao nosso lado, pensando em importantes ações para a nossa população”, afirmou
MOVIMENTO - O Pró-Paraná é organizado em dez comitês. O conselho vai trabalhar para integrar os interesses do Estado e sua população junto aos poderes constituídos para promover, não só o debate, mas, principalmente, soluções. Com esse objetivo, o movimento procura levantar as mais diversas bandeiras - na economia, cultura, infra-estrutura ou outro setor - tendo sempre como mote o Paraná.
O conselho superior do Movimento Pró-Paraná é formado por Edson José Ramon, Gilberto Rezende de Carvalho, Mauro Seraphim, Nelson Victor Koerich e Paulo Roberto Nascimento. A presidência de honra do Movimento é do jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, fundador do movimento.
As oito vice-presidências são compostas por Cleverson Marinho Teixeira, Luis Renato Pedroso, Fernando Fontana, Guido Albano Guérios (1° secretário), José Eduardo de Moraes Sarmento (2° secretário), Domingos Tarço Murta Ramalho (1° financeiro), Jackson Pitombo Cavalcante Filho (2° financeiro) e Wilson Portes.
Jonel Chede nasceu em Palmeira, região dos Campos Gerais. É formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, onde também foi professor-titular de Física Industrial, no curso de Engenharia Industrial. No ramo, já atuou em usinas siderúrgicas e foi conselheiro do Crea-PR, por dois anos, onde também coordenou a Câmara de Engenharia Industrial.
O engenheiro já foi presidente da ACP, do Conselho Gestor do Projeto Centro Vivo (Curitiba), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) do Paraná e vice-presidente da ABIH Nacional. Também fez parte do conselho da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), do Instituto de Engenharia do Paraná, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da diretoria da Associação Paranaense de Reabilitação.
Chede é fundador e diretor do Centro de Convenções de Curitiba, conselheiro do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Paraná (Lactec) e da Associação Brasileira de Investidores Minoritários do Grupo Bamerindus.
Requião participa da posse do novo presidente do Movimento Pró-Paraná
O governador participou na noite desta segunda-feira (23), em Curitiba, da posse de Jonel Chede na presidência da entidade e destacou o trabalho do Pró-Paraná em defesa dos pleitos do Estado
Publicação
23/11/2009 - 22:40
23/11/2009 - 22:40
Editoria