Requião participa da abertura do 4° Festival do Paraná de Cinema

Governador anunciou que as próximas edições do Festival terão um concurso de roteiros, que vai premiar profissionais do Brasil e da América do Sul
05/10/2009 - 22:22
O governador Roberto Requião participou nesta segunda-feira (05), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, da abertura do 4° Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino. Requião ressaltou que o evento representa a consolidação do Paraná como pólo cinematográfico e anunciou que as próximas edições do Festival terão um concurso de roteiros, que vai premiar profissionais do Brasil e da América do Sul. “Os roteiros que participarem do concurso devem se passar dentro do Paraná, nas nossas circunstâncias econômica, política e cultural”, afirmou. Requião explicou que o novo concurso terá como objetivo prestigiar a criatividade de talentos nacionais e internacionais. “Queremos prestigiar os roteiristas e ao mesmo tempo colocar o Paraná na berlinda”, disse. O evento segue até o domingo (11), com exibição de filmes brasileiros e latinos, além de oficinas e mostras paralelas. A entrada é gratuita. Para a idealizadora e realizadora do Festival, Ittala Nandi, o sucesso do evento se deve à vontade política do Governo do Paraná. “Vemos um grande progresso, um crescimento concreto. O cinema paranaense ganha, a cada ano, mais espaço. Não conheço nenhum governo que tenha feito tanto pela cultura como aqui no Paraná. O cinema cria raízes, dá forças para um Estado. Posso dizer pela minha experiência que o Paraná sai na frente com esta iniciativa”, disse. A atriz Fernanda Montenegro enfatizou a importância de festivais para promover o trabalho de artistas e diretores. “É nestes festivais que as pessoas têm acesso a filmes, a novidades e novas tendências. Quanto mais diversificada e dinamizada a indústria do cinema, melhor. O cinema paranaense está crescendo, ganha espaço muito rapidamente. A casa está lotada, estou orgulhosa de fazer parte deste evento”, afirmou. Fernando Montenegro entregou o prêmio Dina Sfat à atriz Letícia Sabatella. O prêmio é uma homenagem a grandes intérpretes e mulheres politicamente engajadas. “É uma honra receber este prêmio. A iniciativa de criar aqui no Paraná um pólo de cinema é louvável. Temos aqui uma cultura rica, com grandes talentos que merecem espaço. Que outros governos continuem este processo, que esta conquista nunca retroceda”, disse Letícia Sabatella. Durante a cerimônia de abertura, Ittala Nandi leu uma carta de agradecimento de ex-alunos da CineTVPR que conquistaram um prêmio de R$ 1 milhão do Ministério da Cultura, para longas-metragens de baixo orçamento. Adriano Esturilho, Bruno de Oliveira, Fábio Allon, Aly Muritiba e Diego Florentino agradeceram a iniciativa do Governo do Paraná e o apoio da CineTVPR. “Devemos enormemente esta conquista à Escola de Cinema. O projeto só pode ser idealizado com o apoio que tivemos. Somos muito gratos por tudo”, afirmam na carta. A 4ª edição do Festival irá apresentar seis filmes de longa metragem nacionais e cinco internacionais - Itália, Moçambique, México, Bolívia, Argentina. Na categoria curta-metragem foram selecionados nove filmes nacionais e três espanhóis. PREMIAÇÃO – Todas as categorias participantes são premiadas com a estatueta Araucária de Ouro. Os projetos ganhadores das categorias Melhor Direção e Melhor Filme recebem uma premiação em dinheiro. “É uma recompensa aos empreendedores artistas e produtores da área de cinema, que investem no campo do audiovisual cinematográfico”, afirmou Ittala Nandi. Paralelamente ao Festival, a CineTVPR promove oficinas sobre técnicas de direção e elaboração de projetos culturais, além de palestras com Fernanda Montenegro, Antonio Leal e Robert Grélier. O público poderá participar das mostras Leon Hirszman (quatro filmes), Pietro Germi (cinco filmes) e Eros Inteligente (15 filmes) todas seguidas de debates. “Outro destaque da programação é o seminário Chris Marker, ministrado pelo autor Robert Grelier, que irá apresentar importantes obras desse ícone do documentário mundial. As atividades vão permitir análises do ponto de vista criativo”, explicou Ittala. FESTIVAL - A 1ª Mostra de Cinema Contemporâneo Brasileiro Latino, apresentou cinco filmes em longa metragem e seis curtas, sendo três sulamericanos. Em 2007, a 2º Edição do Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino apresentou três filmes brasileiros e três latinos, além de 20 filmes de curta metragem. Em 2008 a 3ª edição do Festival teve 32 produções em competição, oito longas-metragens brasileiros, três longas-metragens argentinos e 21 curtas-metragens de sete estados brasileiros e do Distrito Federal. O evento teve 242 inscrições, sendo 69 filmes brasileiros de longa metragem, dentre eles 15 inéditos, e 173 curtas metragens, e mais 16 filmes latinos.