O governador Roberto Requião e o vice-governador Orlando Pessuti participaram da Festa de Nossa Senhora do Rocio, neste domingo (15), em Paranaguá. Eles assistiram a missa em homenagem à Padroeira do Estado. Como em todos os anos, caravanas com centenas de devotos foram à Paranaguá para homenagear a padroeira.
A festa é composta por duas partes: a religiosa, com novenas, procissão e missas; e a popular, com mercado popular e de artesanato, área de gastronomia, parque de diversões, shows artísticos e pirotécnico.
O governador Roberto Requião destacou a participação de fiéis do Paraná inteiro e também de outros estados na festa e na celebração religiosa. “A igreja de Nossa Senhora do Rocio tem um peso social muito forte, por se preocupar com os mais necessitados. Desta forma, atrai muita gente, se renova e se valoriza como igreja católica. Vemos aqui reunidos um público extremamente significativo. Estamos tendo missa de duas em duas horas porque a igreja não comporta toda essa gente. Até a noite só tende a aumentar o número de romeiros”, afirmou.
Para o vice-governador Orlando Pessuti, a festa desperta ainda mais o sentimento de fé e o espírito de religiosidade de pessoas de todo o Paraná. “A intenção é fazer com que os municípios estejam aqui não só no dia 15, o dia da nossa Padroeira, mas venham para cá também nos outros dias. O santuário permanece aberto todos os dias da semana, o ano inteiro. Nós queremos estimular através do turismo religioso que todos venham a Paranaguá conhecer esse santuário e realçar a sua devoção à Nossa Senhora do Rocio”, ressaltou.
O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, disse que até o final do dia devem passar pelo local cerca de 100 mil pessoas. “É a devoção a Nossa Senhora do Rocio que traz muitos fiéis ao município. Os devotos vêm até aqui cumprir as suas promessas, aumentar ainda mais o louvor a Nossa Senhora e fortalecer a sua fé cristã. Isso só faz bem `a nossa população, ao município e ao Paraná”, declarou.
Quem foi ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio neste domingo pode participar de uma extensa programação religiosa com destaque para a tradicional procissão festiva
da Mãe do Rocio, que já é a segunda maior do Brasil.
Além da programação religiosa, os visitantes puderam aproveitar a área de lazer com parque de diversões, praça de alimentação e barracas com venda de cerca de lembranças da festa, como roupas, brinquedos, presentes. À noite, o público pode assistir ao show com padre Zezinho, a partir das 20h30.
DEVOÇÃO - A devoção a Nossa Senhora do Rocio existe desde o século XVII e espalhou-se pelo Brasil afora. Conta a tradição que, no local onde hoje está o Santuário moravam humildes pescadores. Certa vez, um deles, chamado Pai Berê, insistia em lançar a rede ao mar, sem conseguir um só peixe. Desanimado, suplicou aos céus que não o desamparasse e ao jogar a rede pela última vez encontrou uma pequenina imagem de Nossa Senhora. A partir daquele dia, a pescaria tornou-se farta e abundante para todos.
A fé em Nossa Senhora do Rocio se expandiu ainda mais entre a população a partir de 1686, depois que uma peste matou várias famílias. O povo recorreu à Mãe do Rocio e foi atendido. A partir, a fé em Nossa Senhora do Rocio só cresceu e ela se tornou intercessora para levar a Deus os pedidos mais urgentes e difíceis.
Requião participa da Festa de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá
O governador Roberto Requião e o vice-governador Orlando Pessuti participaram da Festa de Nossa Senhora do Rocio, neste domingo (15), em Paranaguá. Eles assistiram a missa em homenagem à padroeira do estado. Estima-se que 100 mil pessoas, não só do Paraná como também de outros estados,passaram pelo Santuário do Rocio para homenagear a padroeira
Publicação
15/11/2009 - 17:20
15/11/2009 - 17:20
Editoria