O governador Roberto Requião se reuniu nesta terça-feira (16), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com integrantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep) para discutir demandas da habitação rural. Requião autorizou a liberação de recursos, em contrapartida com o Governo Federal, para a conclusão de 287 casas rurais. “Daremos todo o apoio junto ao PAC para que demandas do crédito fundiário possam ser atendidas também pela habitação rural”, ressaltou.
“A Fetaep é uma entidade parceira da agricultura familiar, seus integrantes são trabalhadores rurais. Os nossos companheiros desta entidade trouxeram algumas reivindicações. Em agosto nossos agricultores estarão aqui com o Grito da Terra, e com outras reivindicações. Aqui no Palácio das Araucárias eles serão atendidos e sempre bem vindos. Agricultura familiar é prioridade no Paraná”, destacou Requião.
O secretário de estado da Agricultura ,Valter Bianchini destacou durante o encontro que o Governo do Paraná mantém o compromisso de dialogar para aperfeiçoar as políticas públicas. “O nosso governo garante todo o apoio para que as políticas da Fetaep fortaleçam a agricultura familiar, elevem o crédito fundiário e auxiliem na reforma agrária. Em agosto, no Grito da Terra, vamos debater novamente formas de aperfeiçoar as nossas políticas públicas”, argumentou.
Para o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, os programas de incentivo a agricultura familiar são fundamentais para o trabalhador rural. “Só temos a agradecer. As 287 casas rurais em construção foram feitas através de um convênio com a Caixa Econômica Federal. Cada casa vai custar em torno de R$ 10 mil, com 60% dos recursos financiados pelo Governo Federal. Para finalizar estes empreendimentos precisamos de recursos no valor R$ 2.100, por unidade. Estes investimentos autorizados vão beneficiar mais de 2 mil pessoas”, afirmou.
“Outro assunto discutido foi a questão da reforma agrária. Temos um grupo chamado Contag, que freqüentemente ocupa as terras do município de Porecatu. Nós viemos pedir um apoio ao governador para resolver estes entraves políticos, legais, financeiros e administrativos, para que estas famílias tenham um pedaço de terra”, explicou Mueller.
Requião libera recursos para construção de casas rurais
O governador autorizou a liberação de recursos para a conclusão de 287 casas rurais. E afirmou que a Fetaep é uma entidade parceria da agricultura familiar.
Publicação
16/06/2009 - 16:30
16/06/2009 - 16:30
Editoria