O governador Roberto Requião e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, inauguraram no fim de semana, em Medianeira, no Oeste do Paraná, o escritório avançado do IAP e entregaram um viveiro florestal para produção de 500 mil mudas por ano para a recomposição da mata ciliar. “Este viveiro vem complementar nosso programa que pretende plantar 90 milhões de árvores de espécies nativas nas margens de todos os rios do Estado”, explicou o governador.
Requião aproveitou o encontro na região – maior PIB agropecuário do Estado e campeã na produção de soja – para alertar os produtores contra os riscos que envolvem a opção pela transgenia.
“Hoje vemos aqueles que diziam que somos contra a modernidade admitindo que o negócio dos transgênicos é uma roubada. Querem agora recuperar o tempo perdido e quebrar a patente para o agricultor não pagar os royalties que já faz o Rio Grande do Sul gemer. Não conseguirão. Porque a patente já foi concedida em Brasília com a lei de biodiversidade”, afirmou em relação aos altos custos que a multinacional Monsanto pretende cobrar pelo monopólio da semente de soja transgênica.
Posto - A idéia do escritório avançado do IAP é descentralizar e agilizar os pedidos de licenciamento ambiental - principalmente do pequeno agricultor da região que envolve geralmente pedidos de corte de árvores exóticas, suinocultura e averbação de Reserva Legal (SILEG).
De acordo com o presidente do Instituto, o posto avançado também evita que os pequenos agricultores tenham despesas extras com o deslocamento ao escritório regional do IAP em Foz do Iguaçu.
O atendimento será realizado por funcionários da prefeitura de Medianeira, através de convênio, em parceria e sob orientação dos técnicos do IAP de Foz. “A maior reivindicação dos agricultores da região era sobre os gastos com transporte e pedágio. Muitas vezes, eles não apareciam com a documentação necessária e acabavam perdendo a viagem”, afirmou o chefe do escritório do IAP em Foz, Jefferson Lira.
Após a inauguração do escritório local, o governador e o presidente do IAP entregaram um viveiro que fica junto ao horto municipal. A estrutura do viveiro foi instalada em área doada pela prefeitura e irá produzir mudas de espécies nativas para serem plantadas em nove municípios da região.
“Por orientação do secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, todas as espécies de plantas produzidas atualmente nos viveiros do IAP foram convertidas de exóticas para espécies nativas, o que assegura a sustentabilidade ambiental de cada região do Estado”, informou o presidente do IAP.
O programa Mata Ciliar é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A fiscalização da produção de mudas nos viveiros será feita pelo IAP e o planejamento para o plantio – nas áreas que devem ser recuperadas - por técnicos da Emater e técnicos municipais.
Obras - O governador inaugurou ainda a ponte Ouro Verde, no mesmo município, com investimentos de R$ 110 mil através do DER e Secretaria de Transportes. Além disso, foram entregues 50 casas populares de 40 metros quadrados construídas pela Cohapar.
O conjunto habitacional faz parte do sistema de gestão comunitária, que conta com a participação da Associação de Moradores na construção das obras sob a orientação de técnicos estaduais especializados.
Requião inaugura posto avançado do IAP e viveiro florestal em Medianeira
Governador aproveitou encontro na região no fim de semana para alertar produtores contra os riscos que envolvem a opção pelos transgênicos
Publicação
24/07/2005 - 14:24
24/07/2005 - 14:24
Editoria