Requião inaugura obras de reforma do Instituto de Educação em Ponta Grossa

Interditado em 2008 por problemas estruturais, o Instituto volta a atender 2.300 estudantes do ensino fundamental e médio. O Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, antes sem sede própria, passa a funcionar anexo ao Instituto
Publicação
26/02/2010 - 18:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Roberto Requião inaugurou nesta sexta-feira (26) o Instituto de Educação Professor César Pietro Martinez, de Ponta Grossa. A unidade recebeu obras de infra-estrutura, reparo e recuperação de toda cobertura, inclusive a do ginásio de esportes. “A reforma ficou excelente. O governo do Paraná devia isto ao município de Ponta Grossa”, afirmou Requião.
“Não tenho dúvidas que esta reconstrução foi muito bem feita, mas uma estrutura construída não será mais que uma estrutura. Quando ela entra em movimento, ela se transforma num sistema. O que transforma um sistema é sua alma, seus professores e todo o corpo acadêmico. A qualidade do ensino depende dos professores e funcionários. É por isso que, além de estrutura, nós investimos na capacitação de professores”, ressaltou o governador.
No local também irá funcionar a nova sede do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa. O Núcleo atende 11 municípios da região dos Campos Gerais, abrangendo 111 escolas estaduais e mais de 63 mil alunos. O valor total das obras de reparos e melhorias na infraestrutura das duas edificações foi de aproximadamente R$ 4,3 milhões.
“Ao lado do orgulho que sentimos em poder reconstruir este instituto, quero dizer que só teremos ensino de verdade quando a criança do lugar mais remoto do estado tiver o mesmo ensino de qualidade das crianças das grandes cidades. Vamos construir alojamentos ao lado das escolas, para que os professores tenham mais qualidade para ensinar nas regiões mais remotas do estado”, disse Requião.
O Instituto de Educação atende 2.300 estudantes dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante e estava interditado, por problemas estruturais, desde maio de 2008. “Esta obra é um reflexo moderno do espaço de formação profissional do magistério. As cidades do interior sofriam com esta falta, mas isso não ocorre mais. A luta do governo tornou possível esta reconstrução. Agora a população encontra uma boa formação”, ressaltou a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde.
“A escola foi reconstruída. O piso foi trocado, o telhado reformado, os banheiros estavam em condições péssimas. Hoje os alunos têm mais qualidade e mais conforto nesta estrutura. A comunidade está muito feliz. Quem acompanhou a transformação deste espaço, sabe da importância destas obras”, disse o diretor do instituto Antônio Josué Junior.
O prédio do Instituto de Educação foi construído em 1971 e recebeu a única reforma em 1998. São mais de 7 mil metros quadrados de cobertura totalmente reformados. Na segunda etapa da reforma foram feitas reformas da rede hidráulica e elétrica, demolição e reconstrução dos banheiros, reformas de todas as salas de aulas e de todas as outras dependências do Instituto.
“Esta é uma obra de maior importância para nossa cidade. Esta unidade é parte de nossa história. Temos uma belíssima obra, que vem a acrescentar muito ao nosso município. Só temos a agradecer por todos os investimentos do Governo do Paraná”, afirmou o prefeito do município, Pedro Wosgrau.
O Instituto de Educação também mantém cursos profissionalizantes como Prótese Odontológica, Formação de Docentes, Saúde Bucal e Cuidados com a Pessoa Idosa. O prédio do Instituto esteve interditado por problemas estruturais. “O Instituto tem 23 salas de aula equipadas com TV Multimídia, auditório, ginásio de esportes, biblioteca, laboratórios de informática e Ciências Físicas e Biológicas, além de contar com acessibilidade aos portadores de necessidades especiais”, informou a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Carmencita de Holleben Mello Ditzel.
O resultado dos investimentos impressionou os alunos que estudaram na escola antes da reforma. “A estrutura era bem precária. Quando chovia, havia goteiras por todo lado”, lembra a estudante Paola Andressa Alves Plotécia, que se forma este ano em Magistério. A mudança que mais chamou a atenção da aluna Narayane Pereira Dias foi a qualidade dos novos banheiros. “Quando entrei na escola depois da reforma, fui direto conferir. Acho que o prédio parece uma escola particular”, avaliou.
Oswaldo Rodrigues, pai de dois alunos do instituto, contou que quer dar aos filhos o melhor ensino. “Ouvi muitos elogios a respeito da escola. Sei que aqui terão uma educação de qualidade, além de uma estrutura moderna. Meu menino é atleta e está muito ansioso para começar a estudar e poder usar o ginásio de esportes. Quero dar a eles a chance que eu não tive”, afirmou.
OUTRAS OBRAS – Os estudantes pontagrossenses têm notado a transformação das escolas da rede estadual. Em todas as escolas foram instalados laboratórios de informática como suporte pedagógico aos alunos e professores. Outras escolas já receberam reformas ou adequações em vários bairros da cidade: os Colégios General Osório, Nossa Senhora das Graças, Polivalente, Presidente Kennedy, Professora Elzira de Sá, Professor Meneleu de Almeida Torres, Regente Feijó, Maestro Bento Mossurunga e Professor Becker e Silva, além de outras que passam por melhorias.
Para melhorar a qualidade da educação pública oferecida, o Governo do Estado investe continuamente em obras nos prédios escolares, na infraestrutura das escolas, na formação dos profissionais da educação e no suporte pedagógico para alunos e professores.

GALERIA DE IMAGENS